O que fazer para sua empresa gerar lucro em 2021
Na primeira parte desta história, compartilhei detalhes de como, ao me formar, criei meu projeto de mestrado de “Aplicação…
Vivemos em tempos de excesso de informação. Passamos todos os dias atordoados com notícias, imagens, piadas e tudo mais que vem através do Facebook, Twitter, Pinterest, e-mail, entre outros. Isso, sem contar as questões do nosso cotidiano e carreira.
No topo disso tudo, quase como cereja do bolo, existe uma neurose extremamente tóxica e nociva para nossa mente e corpo: a necessidade da produtividade.
As pessoas entram em um viés cognitivo de que “estar ocupado é suficiente”. Mas, por experiência própria e observando um amigo empresário, cheguei a conclusão de que o foco está errado: a produtividade não é o mais importante.
Esse cara trabalhava como gerente de projetos em uma empresa de software, ao mesmo tempo que tocava uma empresa junto com sua esposa, além de outras 3 ou 4 startups com outros amigos.
No final de todo dia, ele sempre se culpava de não ter conseguido produzir o necessário e, principalmente, ficava mais e mais neurótico com métodos de produtividade para tentar fazer as coisas “começarem a dar certo” ─ o que nunca aconteceu.
Foi nesta mesma época que abri a Boilesen Associates com o Sr. Paul. Quando resolvemos dar o start na Boilesen, pedi para ele me descrever o passo-a-passo de criar uma empresa do zero.
Ele, como CFO experiente, logo me fez passar um final de semana inteiro fazendo o Planejamento Estratégico da Boilesen e… Deu certo!
Na hora que eu vi o alinhamento das atividades com o Planejamento Financeiro percebi que, além de ser um projeto factível de ser realizado dentro de 8 horas de trabalho por dia, cada atividade tinha uma responsabilidade clara, bem definida e mensurável de retorno financeiro, assim como um cronograma prático e tangível: nada de horas a fio trabalhando, nada mais de caos, baixa autoestima e neurose.
No final das contas eu e Sr. Paul começamos a executar as atividades do Planejamento Estratégico, sempre nos lembrando que o descanso é tão importante quanto o trabalho ─ mesmo que isto significasse deixar para amanhã “só mais aquele problema”─ uma vez que resolvê-lo hoje traria mais mal do que bem, algo também conhecido como Lei de Parkinson:
Lei de Parkinson
O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.
Outro aspecto interessante disso é que, ao começarmos a limitar nossas horas de trabalho diárias, começamos a perder menos o foco e, com isso, nossa produtividade aumentou ─ e muito ─ sem nem aplicarmos qualquer outro método ─ para você ver o poder desta técnica.
Portanto, depois de todas essas lições aprendidas, eu gostaria de compartilhar com você um pouquinho sobre o nosso método de produtividade e assertividade para que você mesmo possa melhorar o seu quotidiano.
1º Faça seu Planejamento Estratégico e Financeiro Saiba o que fazer, quando fazer e por que fazer: se não há retorno positivo para todos os envolvidos, não há de ser feito.
2º Dai a César o que é de César Ninguém faz nada sozinho portanto delegue, receba, revise e pague de forma justa os serviços de funcionários e fornecedores. Agradeça e elogie SEMPRE, assim como afaste-se de quem não faz isso.
3º Descanso é tão importante quanto o Trabalho Do ponto de vista de saúde e do ponto de vista de produtividade, respeitar o descanso não é opcional: é fundamental.
4º Reveja seus Resultados toda semana A única forma de ver se algo está dando certo ou errado é, justamente, comparar o resultado alcançado com o que foi planejado. Portanto, reveja sempre seus resultados na sexta-feira: olhe sem medo para ver tudo o que foi e não foi feito, e os respectivos resultados de cada uma dessas decisões.
5º Aprenda a aprender sem Sofrer No Brasil, existe muito forte a idéia de que não é possível aprender sem nenhum tipo de punição ou sofrimento: o que não é verdade. É sim possível aprender sem sofrer: basta ter coragem para olhar para seus próprios erros e humildade para reconhecê-los. Ninguém nasceu sabendo e ninguém é perfeito, portanto, igual diz o sr. Paul: “não é vergonha nenhuma perguntar ou pedir ajuda”.
6º Valorize-se e Valorize Quem Corre com Você Reconheça o que você fez de bom sem medo de ser feliz e elogie aos outros com mais frequência.
7º Peito Aberto, Cabeça Erguida
Faça chuva ou faça sol, seja noite ou seja dia, não olhe só para os problemas: isso é o mesmo que olhar sempre só para o chão e faz você se sentir mal e sem esperança alguma de melhora, o que não te ajuda em nada.
Seja verdadeiro, sincero e olhe para os problemas sempre com o olhar crítico de “quanto que isso me aproxima do meu sonho?”: Isso que é olhar para o horizonte.
Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.
Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 – aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.
Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.
Na primeira parte desta história, compartilhei detalhes de como, ao me formar, criei meu projeto de mestrado de “Aplicação…
O ano de 2020 foi marcado pela digitalização de negócios e o mercado e-commerce, muitas vezes desacreditado…
uando foi a última vez que você sentiu que precisava dominar melhor técnicas e tecnologias digitais?
Você alguma vez…
solicite uma reunião
Agende agora uma reunião com um de nossos consultores!