O que fazer para sua empresa gerar lucro em 2021
Na primeira parte desta história, compartilhei detalhes de como, ao me formar, criei meu projeto de mestrado de “Aplicação…
Para que possamos começar, baixe nossa Planilha de Planejamento Financeiro clicando aqui.
Está com ela aberta? Se sim, vá para a aba “DRE Planejamento”.
Nesta aba, realizaremos o planejamento deste ano de sua empresa. Para isso, responda à melhor pergunta: Quanto você quer faturar no total neste ano?
É importante lembrar que faturamento é o montante total que você realizará de vendas, ou seja, o valor total em dinheiro que entrará em sua empresa.
Respondida essa pergunta, coloque sua resposta na Célula E11.
Viu como todos os números se atualizaram? Ótimo.
Agora, altere os valores da coluna C com as respectivas porcentagens nas células de Dedução de Impostos, Custo Material, Custo de Produção e de departamentos Administrativo/Financeiro, Operacional, Vendas, Marketing, e Gerência Geral (Direção).
Lembre-se: os valores aqui podem ser aproximados, mas seja conservador, aproxime-os para cima. Isso lhe garante que não faltará dinheiro para nenhum departamento de sua empresa.
Feito isso, vou agora explicar um pouco para você o que cada uma destas linhas significa para solucionar qualquer dúvida quanto a termos financeiros/contábeis que você ainda possa ter.
A Receita Bruta é o total de faturamento ou, em outras palavras, o valor total de dinheiro que você fez (ou fará até o final do ano) com suas vendas.
O Governo é um sócio exigente que faz sua retirada antes mesmo de pagar seus funcionários ou de saber se sua empresa deu lucro ou não e, desta forma, ele é sempre o primeiro a receber. Sendo assim, a Receita Líquida é seu Faturamento menos os impostos do Governo.
O Custo Material é o custo de todo o material necessário para a produção de seus produtos e/ou prestação de serviços.
O Custo de Produção é o custo de todos os serviços e mão-de- obra necessárias para produção de seus produtos e/ou prestação de serviços.
Importante: A diferença entre Custo e Despesa aqui é primordial para a compreensão destes itens. Custo é todo gasto ligado à produção dos produtos ou à prestação de serviços realizados pela empresa. Despesa é todo e qualquer gasto ligado às áreas de apoio da produção como Departamento Administrativo, Departamento Operacional (Gestão Operacional), Departamento de Vendas, Marketing e Gerência Geral (Direção).
Agora que você sabe a diferença entre Custo e Despesa, a Margem Bruta é basicamente o quanto sobra depois de pagar os impostos, a matéria-prima e a mão-de- obra, ou seja, o quanto sobra depois de pagar os impostos e os custos.
Assim como falado acima, Despesa é todo e qualquer gasto ligado às áreas de apoio à Produção.
O Lucro Operacional é o Lucro após o pagamento de Impostos, Matéria-Prima, Mão-de- Obra e Despesas.
As Despesas e Receitas Financeiras aqui são apenas para considerar os gastos com tarifas bancárias e valores a serem recebidos pelo Departamento Administrativo/Financeiro.
O Lucro Líquido é o retorno do investimento feito pelos sócios (o famigerado e tão comentado Lucro).
Agora, terminado o seu DRE, conclua seu planejamento financeiro preenchendo seu Lucros; Perdas e Fluxo de Caixa de acordo com as instruções descritas em nossa Planilha.
Lembre-se: esta é uma tarefa bastante trabalhosa, mas não é difícil. Caso você sinta alguma dificuldade, entre em contato. Estamos à sua disposição.
Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 – aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.
Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.
Na primeira parte desta história, compartilhei detalhes de como, ao me formar, criei meu projeto de mestrado de “Aplicação…
O ano de 2020 foi marcado pela digitalização de negócios e o mercado e-commerce, muitas vezes desacreditado…
uando foi a última vez que você sentiu que precisava dominar melhor técnicas e tecnologias digitais?
Você alguma vez…
solicite uma reunião
Agende agora uma reunião com um de nossos consultores!