Como preparar sua equipe para o crescimento

Então que sua empresa está crescendo com solidez e com base em números. Você está feliz e animado com a perspectiva do futuro sua empresa. É um fato que sua demanda está aumentando ao mesmo tempo que seu faturamento. Rotinas e processos estão se estabelecendo. O futuro é promissor mas fica a dúvida no ar: será que todos estão preparados?

Com o crescimento sua empresa terá uma nova realidade e desafios desconhecidos para todas as pessoas do time – é muito importante que exista confiança entre todos do time para superar esses desafios com sucesso. Além disso é essencial que as atitudes estejam coordenadas – de nada adianta o pessoal de vendas estar buscando inovação e novos mercados se o pessoal de produção estiver acomodado. Cada momento exige uma atitude e a melhor forma para existir essa sintonia é através do exemplo das lideranças.

E o comportamento da principal liderança da empresa passa a ser visto como o que melhor representa o pensamento daquela organização e todos passam a tentar entendê-lo – inclusive as lideranças de times. Se suas ações como executivo vão na contramão do seu planejamento estratégico e da sua comunicação todos ficarão confusos sobre a real direção que deveriam tomar – e aí sim será criado um obstáculo ao crescimento.

Então busque alinhar ao máximo suas ações com as ações da empresa, mas lembre-se sempre que a empresa não é só você. Todos irão contribuir com essa missão e é essencial ao sucesso da empreitada que a motivação seja mantida e cultivada. Mesmo quando houverem sabotadores do projeto, é possível engajá-los – saiba mais como fazer isso no artigo Os 10 principais desafios enfrentados por executivos de empresas que buscam crescimento.

E em alinhamento com essas atividades defina objetivos claros e metas para verificá-los – o que sai naturalmente após realizar um Planejamento Estratégico e o e-book Administração Ágil: Planejamento Estratégico Ágil vai te ajudar muito. Objetivos mostram o que a empresa quer atingir e com isso aonde pretende chegar. Metas mostram a evolução do quanto caminhamos para atingir um objetivo. Divulgue-os para todos na empresa e ouça seus comentários, pois estes podem ser impedimentos possíveis de surgir no trabalho. Busque adaptar seus planos e lembre do valor da Administração Ágil:

Adaptação e resposta rápida a mudanças mais que seguir um plano fixo

Para manter engajamento das equipes esteja presente nos momentos bons e nos momentos ruins – um elogio a um trabalho bem feito é tão importante quanto um feedback sincero de algo errado. Evite ser o gerente gaivota. Além disso, busque manter uma cultura de reuniões rápidas. Uma reunião é um momento que todos pensam um problema juntos que deve ser valorizado. E tendo objetivos e metas claros essas reuniões podem ser mais diretas: apresentando resultados e liberando impedimentos para então definir tarefas e ações com seus respectivos prazos e responsáveis. Lembre-se da frase:

“Uma reunião que sai sem plano de ação não é reunião, é fofoca” – Sr. Paul Boilesen

Conforme o trabalho vai acontecendo é importante manter o registro correto da evolução de uma meta e consequentemente de um objetivo, para isso mantenha seus relatórios financeiros em dia, pois eles refletem com embasamento o que acontece dentro da empresa. Também é a melhor maneira de ter certeza sobre quais estratégias manter e quais devem ser abandonadas – e com isso também crescer sua empresa de forma sustentável. Conquistar crescimento é com certeza um desafio, mas manter esse crescimento também é.

Voltamos ao início, então, falando sobre a importância de ser o exemplo para as atitudes necessárias para enfrentar novos desafios. Uma vez que conquistamos crescimento e a empresa melhorou temos que lutar para manter essa vitória para buscarmos novos desafios futuramente. Se você manter uma atitude até conquistar um objetivo e então volta ao que era antes não terá uma pessoa que não desconfiará da sua próxima mudança de atitude. Prepare sua equipe para o crescimento preparando a si e a estrutura da empresa.

Onde podemos ajudá-lo com a Direção Executiva Ágil, pois atuamos junto aos sócios e executivos para desenvolver seu Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica de maneira ágil, prática e didática. Capacitamos assim os executivos ao mesmo tempo que a empresa é estruturada.

Agradeço a leitura e fique à vontade para nos contatar para conversar mais sobre o tópico ou ter acesso a uma demonstração prática gratuita.

Nikolas Makiya Vichi

Técnico em Informática Industrial pela ETEP Faculdades e Bacharel em Engenharia de Computação, modalidade Sistemas e Processos Industriais, pela UNICAMP. Participou de diversas competições técnicas nas áreas de realidade aumentada, robótica e modelagem de negócios tendo obtido premiações como a Intel Excellence in Computer Science e nas competições Freescale Cup 2012 e no Desafio Unicamp 2013. Trabalhou em projetos de inovação e em startups desde 2008 sempre buscando aprender sobre negócios e finanças, onde atuou com vendas e pré-vendas. Hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários. Sua aspiração é trazer modelos da engenharia para a administração fazendo a ponte com filosofia.

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.

Conteúdo

solicite uma reunião

Agende agora uma reunião com um de nossos consultores!

ENTRE EM CONTATO

©Todos os direitos reservados – Boilesen 2021