O que fazer para sua empresa gerar lucro em 2021
Na primeira parte desta história, compartilhei detalhes de como, ao me formar, criei meu projeto de mestrado de “Aplicação…
Na semana passada, nosso consultor estratégico Nikolas Makiya Vichi escreveu a respeito do primeiro estágio do Ciclo de Evolução Empresarial, o Estágio Empreendedor, onde empresas começam empreitadas em busca de solucionar necessidades de clientes e aproveitar oportunidades de mercado.
Hoje nós vamos falar sobre o estágio seguinte ao Estágio Empreendedor: o Estágio Vendas.
“Nada acontece até que alguém venda algo”
–Arthur H. “Red” Motley
Vendas são o front de toda empresa. Elas são “a cara a dar à tapa” da instituição, tendo contato direto e próximo junto aos clientes, recebendo reclamações e agradecimentos, percebendo necessidades e dores de clientes, observando movimentações de concorrentes e identificando oportunidades.
Toda empresa deve ter vendas – e toda empresa que não vende, quebra. Porém, é importante notar que, também, toda empresa não deve apenas viver “correndo atrás de vendas” se quiser crescer – e, para isso, toda empresa deve enfrentar os desafios da estruturação de suas vendas em conjunto com sua produção: e é sobre isso que vamos tratar aqui.
Depois de começar uma nova empreitada ao identificar necessidades de mercado em conjunto a seu respectivo público-alvo, todo empresário dedica sua atenção a realizar vendas de modo a, tanto levantar capital, quanto alcançar seus primeiros clientes.
Assim, o Estágio de Vendas compreende este momento onde você precisa levantar capital e também iniciar o relacionamento com seus primeiros clientes – e seus produtos e serviços não necessariamente estão maduros e consolidados mas já entregam valor para seus clientes.
Desta forma, empresas que se encontram neste estágio têm grande tendência a focarem todas as suas energias e investimentos em vender mais. Repetindo isso como quase um mantra – “vender mais, vender mais” -, estas empresas enfrentam tanto a dificuldade de comunicarem o valor de suas soluções para seus clientes quanto a dificuldade em estruturarem sua produção de maneira eficaz e profissional, o que faz com que empresários geralmente se sintam fazendo “malabarismo” – ou gerenciando incêndios – ao dedicarem seu tempo e atenção a mais de uma tarefa ao mesmo tempo.
Embora possa parecer que este estágio nunca terá fim, a verdade é que empresas que superam este estágio conseguem formalizar seus processos comerciais – marketing + vendas – em conjunto com seus processos administrativos financeiros e de produção, criando um fluxo contínuo de vendas através da atração, negociação, atendimento, entrega e pós-venda.
Portanto, se sua empresa se encontra neste estágio e você busca superá-lo para evoluir e crescer, busque se afastar da “correria do dia-a-dia” e reflita sobre seus principais desafios nesta fase de Evolução Empresarial:
Assim, o Estágio Vendas também deve ser temporário, uma vez que é necessário chegar ao Estágio Faturamento onde sua empresa deixa de “viver só para vender”, passando a ter estrutura e a enfrentar outros desafios com relação a formalização de métodos e processos.
Observe que sua empresa nunca deverá parar de vender e que vendas sempre serão o carro chefe para o seu crescimento, porém, perceba que, como empresa, vendas devem deixar de ser um problema para serem uma solução ao se tornarem contínuas, previsíveis e gerenciáveis através da estruturação de sua equipe comercial e da integração de sua comunicação, marketing, vendas e produção.
Finalmente, na semana que vem vamos tratar sobre o próximo estágio do Ciclo de Evolução Empresarial: o Estágio Faturamento. Portanto, curta, compartilhe com seus contatos e siga nossas redes para saber mais sobre como fazer sua empresa crescer e evoluir na prática.
Se você quer fazer sua empresa crescer e evoluir de modo a aumentar sua vendas, melhorar sua qualidade de vida e até mesmo poder tirar férias, entre em contato, agende sua demonstração gratuita e receba nossa análise profissional do Estágio de Evolução da sua empresa gratuitamente.
Obrigado por seu tempo e leitura e até a próxima!
Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 – aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.
Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.
Na primeira parte desta história, compartilhei detalhes de como, ao me formar, criei meu projeto de mestrado de “Aplicação…
O ano de 2020 foi marcado pela digitalização de negócios e o mercado e-commerce, muitas vezes desacreditado…
uando foi a última vez que você sentiu que precisava dominar melhor técnicas e tecnologias digitais?
Você alguma vez…
solicite uma reunião
Agende agora uma reunião com um de nossos consultores!