Imagem do Post 11 Mandamentos para Recuperar seu Negócio

11 mandamentos para recuperar seu negócio


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de maio de 2019 às 11:14 | 894 visualizações


Em meio aos problemas e precauções trazidos pela crise é fundamental que você encontre fôlego para revisar a rotina da empresa e eliminar os fatores que podem estar prejudicando ainda mais o seu negócio. Para isso, tenha claro os seguintes mandamentos:

I – NÃO RETIRE DINHEIRO DA EMPRESA

Principalmente se for para pagar despesas pessoais. Mesmo que você também esteja em crise, mantenha o capital até que sua empresa esteja recuperada. Se ela se fortalecer, com certeza você também conseguirá.

II – NÃO FIQUE SEM CAIXA

Recolha as contas a receber e negocie com possíveis credores e bancos, pedindo uma prorrogação de prazos, sem acréscimos.

III – PAGUE SEUS IMPOSTOS EM DIA

Fuja de juros e mantenha-se em dia para se adequar às políticas de fornecedores e participar de licitações.

IV – CONTROLE OS PAGAMENTOS

Independente do valor, nada deve ser pago sem que seja aprovado por quem está liderando o plano de recuperação.

V – O DONO É O ÚLTIMO A RECEBER

Em ordem de prioridade, primeiro pague empregados, impostos, seguros, fornecedores e, por último, você.

VI – ABANDONE CLIENTES QUE NÃO DÃO LUCRO

Fique com os clientes que dão lucro e pagam em dia; os outros clientes estão impactando seus resultados e provavelmente são a razão de você trabalhar muito e não receber.

VII – IDENTIFIQUE SEUS ATIVOS E CONTE SEU ESTOQUE

Ao final, você saberá exatamente quanto tem em mãos. Trabalhe nas vendas e pague o máximo de seus débitos antes de investir em mais estoque.

VIII – DISPENSE QUEM NÃO ESTÁ PRODUZINDO

Não adianta ter, por exemplo, um vendedor que não vende. Faça cortes, mesmo que você tenha que arregaçar as mangas.

IX – SAIBA TUDO SOBRE O SEU NEGÓCIO

Quando e quanto tenho a pagar, a receber, metas de vendas, etc. Faça relatórios constantes para identificar e medir todos os itens que influenciam sua empresa. Comece descobrindo qual é seu melhor dia e horário para vendas.

X – CONTRATE UM ESPECIALISTA

Dentro das suas possibilidades financeiras, invista em um consultor para lhe ajudar a desenhar o plano de recuperação.

XI – TENHA UM PLANO DE RECUPERAÇÃO

Com a ajuda do consultor, organize seu fluxo de caixa, metas e o planejamento que irá lhe ajudar a seguir no caminho certo.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post - 7 passos para se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz

7 passos para se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz

Você sente dificuldade em lidar com o excesso de trabalho ao mesmo tempo que se mantém assertivo e produtivo? Clique aqui e descubra nossos 7 passos para você se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz.

Imagem do Post - Como a falta de foco e a procrastinação afetam sua empresa

Como a falta de foco e a procrastinação afetam sua empresa

Quantas vezes você já tentou aumentar sua produtividade e seu foco e não obteve resultados? Descubra como priorizar suas atividades para manter o foco e alcançar seus resultados!

Imagem do Post - Administração Ágil - O Ciclo de Evolução Empresarial

Administração Ágil: O Ciclo de Evolução Empresarial

Para fazer uma empresa crescer de maneira sustentável é essencial compreender que todo crescimento deve ser mais do que apenas crescer em vendas ou em equipe: deve ser um processo cíclico e contínuo de evolução empresarial.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM