Imagem do Post - 5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup


Escrito por Jonathan Boilesen em 22 de maio de 2019 às 12:05 | 1384 visualizações


No dia 12 de Setembro de 2017, estive presente no GMIC SP 2017, onde mediei um painel com investidores jurados do G-Startup, uma competição mundial de startups que busca encontrar as startups em fase embrionária mais inovadoras do mundo.

Com o tema "Invent new industries, set new standards "What are the segments VC's are looking for and what is the future of Venture Capital in South America?" (Inventar novas indústrias, definir novos padrões "Quais são os segmentos que Investidores estão procurando e qual é o futuro dos Investimentos na América do Sul?"), este painel levantou opiniões muito interessantes sobre o que investidores consideram essencial para investirem em uma startup.

1º Time

Time foi o fator unânime e repetido por todos os investidores, ou seja, foi considerado de longe o fator mais importante na hora de avaliar uma startup.

Além do alinhamento do perfil dos integrantes da Startup ao desafio que se propõem a resolver, um time que se complementa e é engajado foi considerado algo essencial na hora de sentirem a confiança necessária para investirem.

2º Honestidade Intelectual

Citada de forma a sintetizar boa parte do que os investidores descreveram sobre a avaliação de equipes de Startups, Honestidade Intelectual é a habilidade de reconhecer e assumir erros e falhas, além de saber assumir o que se sabe e o que não se sabe de forma humilde, sincera e honesta.

Apesar da comunidade de empreendedorismo nacional muitas vezes se manter na idéia de que dar boas desculpas ─ou, dar migué─ será bom o bastante, investidores realmente disseram preferir pessoas diretas, sinceras e orientadas a buscarem soluções e resultados.

3º Timing

Muitos já ouviram a frase "timing é tudo", e neste painel ela foi repetida: é essencial que a Startup seja uma oportunidade de desbravar uma tendência de mercado, uma vez que toda tendência vem com um mercado crescente ainda pouco explorado.

4º Escalabilidade

Fora o Timing da oportunidade, escalabilidade também foi citada como um fator essencial, uma vez que define o quanto a Startup conseguirá crescer no mercado-alvo proposto. Esse fator foi considerado até essencial para a definição do valor do aporte para a Startup, ou seja, um Go/No-go que define se a Startup está na faixa de investimentos do Investidor assim como se a Startup conseguirá viabilizar seu projeto com o investimento inicial.

5º Capacidade de Execução

Capacidade de Execução é a capacidade de um time de realizar algo que se propõe a fazer. Embora os investidores citaram que planos extremamente elaborados não são algo tão desejável, eles enfatizaram que a capacidade da equipe em conseguir alinhar pessoas e recursos para realizarem atividades e concretizarem projetos é essencial e de grande valor para eles.

Bônus: Magnetismo do CEO

A capacidade do CEO em atrair pessoas foi também citada como um extra, ou seja, algo que não é extremamente necessário mas que pode fazer toda a diferença, uma vez que um CEO que consegue atrair parceiros e clientes estratégicos geralmente consegue obter o sucesso de forma mais rápida e assertiva.

Conclusão

Ao buscarem Startups para investir, VC's não se prendem muito ao segmento de atuação ou mercado que a Startup está inserida, mas sim se ela apresenta estes fatores considerados essenciais.

Desta forma, o painel elaborou seu tema de modo a debater o que seria interessante para o mercado de Inovação e de Startups da América do Sul se desenvolver e amadurecer.

E você? Tem uma Startup, é um Investidor, ou apenas gostaria de citar algum outro ponto importante? Mande aqui nos comentários e vamos trocar uma idéia!

Obrigado por sua leitura e até a próxima! ;)

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post - Plano de Negócios - Por onde começar

Plano de Negócios - Por onde começar

Você já se sentiu sem direção em seu negócio? Uma boa ideia e muita vontade não bastam para quem deseja montar um negócio.

Imagem do Post - Os 3 estágios da evolução empresarial

Os 3 estágios da evolução empresarial

Conheça os 3 estágios da evolução empresarial e descubra aonde sua empresa se encontra

Como reduzir incertezas ao projetar estoque para o futuro

Como reduzir incertezas ao projetar estoque para o futuro

Aprenda como funciona a análise e projeção de estoque para reduzir incertezas em seu processo de decisão de compras


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM