Imagem do Post - 7 passos para se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz

7 passos para se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de maio de 2019 às 14:41 | 1202 visualizações


Vivemos em tempos de excesso de informação. Passamos todos os dias atordoados com notícias, imagens, piadas e tudo mais que vem através do Facebook, Twitter, Pinterest, e-mail, entre outros. Isso, sem contar as questões do nosso cotidiano e carreira.

No topo disso tudo, quase como cereja do bolo, existe uma neurose extremamente tóxica e nociva para nossa mente e corpo: a necessidade da produtividade.

As pessoas entram em um viés cognitivo de que "estar ocupado é suficiente”. Mas, por experiência própria e observando um amigo empresário, cheguei a conclusão de que o foco está errado: a produtividade não é o mais importante.

Esse cara trabalhava como gerente de projetos em uma empresa de software, ao mesmo tempo que tocava uma empresa junto com sua esposa, além de outras 3 ou 4 startups com outros amigos.

No final de todo dia, ele sempre se culpava de não ter conseguido produzir o necessário e, principalmente, ficava mais e mais neurótico com métodos de produtividade para tentar fazer as coisas "começarem a dar certo" ─ o que nunca aconteceu.

Foi nesta mesma época que abri a Boilesen Associates com o Sr. Paul. Quando resolvemos dar o start na Boilesen, pedi para ele me descrever o passo-a-passo de criar uma empresa do zero.

Ele, como CFO experiente, logo me fez passar um final de semana inteiro fazendo o Planejamento Estratégico da Boilesen e... Deu certo!

Na hora que eu vi o alinhamento das atividades com o Planejamento Financeiro percebi que, além de ser um projeto factível de ser realizado dentro de 8 horas de trabalho por dia, cada atividade tinha uma responsabilidade clara, bem definida e mensurável de retorno financeiro, assim como um cronograma prático e tangível: nada de horas a fio trabalhando, nada mais de caos, baixa autoestima e neurose.

No final das contas eu e Sr. Paul começamos a executar as atividades do Planejamento Estratégico, sempre nos lembrando que o descanso é tão importante quanto o trabalho ─ mesmo que isto significasse deixar para amanhã "só mais aquele problema"─ uma vez que resolvê-lo hoje traria mais mal do que bem, algo também conhecido como Lei de Parkinson:

Lei de Parkinson

O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.

Outro aspecto interessante disso é que, ao começarmos a limitar nossas horas de trabalho diárias, começamos a perder menos o foco e, com isso, nossa produtividade aumentou ─ e muito ─ sem nem aplicarmos qualquer outro método ─ para você ver o poder desta técnica.

Portanto, depois de todas essas lições aprendidas, eu gostaria de compartilhar com você um pouquinho sobre o nosso método de produtividade e assertividade para que você mesmo possa melhorar o seu quotidiano.

Método Boilesen de Produtividade e Assertividade

1º Faça seu Planejamento Estratégico e Financeiro Saiba o que fazer, quando fazer e por que fazer: se não há retorno positivo para todos os envolvidos, não há de ser feito.

2º Dai a César o que é de César Ninguém faz nada sozinho portanto delegue, receba, revise e pague de forma justa os serviços de funcionários e fornecedores. Agradeça e elogie SEMPRE, assim como afaste-se de quem não faz isso.

3º Descanso é tão importante quanto o Trabalho Do ponto de vista de saúde e do ponto de vista de produtividade, respeitar o descanso não é opcional: é fundamental.

4º Reveja seus Resultados toda semana A única forma de ver se algo está dando certo ou errado é, justamente, comparar o resultado alcançado com o que foi planejado. Portanto, reveja sempre seus resultados na sexta-feira: olhe sem medo para ver tudo o que foi e não foi feito, e os respectivos resultados de cada uma dessas decisões.

5º Aprenda a aprender sem Sofrer No Brasil, existe muito forte a idéia de que não é possível aprender sem nenhum tipo de punição ou sofrimento: o que não é verdade. É sim possível aprender sem sofrer: basta ter coragem para olhar para seus próprios erros e humildade para reconhecê-los. Ninguém nasceu sabendo e ninguém é perfeito, portanto, igual diz o sr. Paul: "não é vergonha nenhuma perguntar ou pedir ajuda".

6º Valorize-se e Valorize Quem Corre com Você Reconheça o que você fez de bom sem medo de ser feliz e elogie aos outros com mais frequência.

7º Peito Aberto, Cabeça Erguida

Faça chuva ou faça sol, seja noite ou seja dia, não olhe só para os problemas: isso é o mesmo que olhar sempre só para o chão e faz você se sentir mal e sem esperança alguma de melhora, o que não te ajuda em nada.

Seja verdadeiro, sincero e olhe para os problemas sempre com o olhar crítico de "quanto que isso me aproxima do meu sonho?": Isso que é olhar para o horizonte.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post 5 regras essenciais para uma boa negociação

5 regras essenciais para uma boa negociação

Negociações estão presentes no dia-a-dia de todos nós mas, você sabe quais são os princípios essenciais para uma negociação de sucesso? Clique aqui e descubra!

Imagem do post

Ciclo de Evolução Empresarial: Estágio Empreendedor

Você é aquela pessoa que quando cisma com um problema vai conversar com todos seus conhecidos sobre uma solução e vai fazer de tudo para resolver? E vai investir toda sua energia nessa missão, nem que para isso seja necessário montar uma empresa e empregar todos os envolvidos? Pois esse é o espírito empreendedor - assumir liderança e lidar com os riscos de uma empreitada.

Há 5 anos transformando a sociedade através do empreendedorismo e da inovação - Parte 2

Há 5 anos transformando a sociedade através do empreendedorismo e da inovação - Parte 2

Todas as vezes que escrevi a respeito da história da Boilesen, dediquei minha escrita para compartilhar a história do meu contexto familiar, social e econômico. Desta vez, vou contar a minha visão e participação na construção da Boilesen. Esta é a segunda parte da história.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM