7 passos para se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz

Por Jonathan N. Boilesen - 08/08/2017 15:50:47

Vivemos em tempos de excesso de informação. Passamos todos os dias atordoados com notícias, imagens, piadas e tudo mais que vem através do Facebook, Twitter, Pinterest, e-mail, entre outros. Isso, sem contar as questões do nosso cotidiano e carreira.

No topo disso tudo, quase como cereja do bolo, existe uma neurose extremamente tóxica e nociva para nossa mente e corpo: a necessidade da produtividade.

As pessoas entram em um viés cognitivo de que "estar ocupado é suficiente”. Mas, por experiência própria e observando um amigo empresário, cheguei a conclusão de que o foco está errado: a produtividade não é o mais importante.

Esse cara trabalhava como gerente de projetos em uma empresa de software, ao mesmo tempo que tocava uma empresa junto com sua esposa, além de outras 3 ou 4 startups com outros amigos.

No final de todo dia, ele sempre se culpava de não ter conseguido produzir o necessário e, principalmente, ficava mais e mais neurótico com métodos de produtividade para tentar fazer as coisas "começarem a dar certo" ─ o que nunca aconteceu.

Foi nesta mesma época que abri a Boilesen Associates com o Sr. Paul. Quando resolvemos dar o start na Boilesen, pedi para ele me descrever o passo-a-passo de criar uma empresa do zero.

Ele, como CFO experiente, logo me fez passar um final de semana inteiro fazendo o Planejamento Estratégico da Boilesen e... Deu certo!

Na hora que eu vi o alinhamento das atividades com o Planejamento Financeiro percebi que, além de ser um projeto factível de ser realizado dentro de 8 horas de trabalho por dia, cada atividade tinha uma responsabilidade clara, bem definida e mensurável de retorno financeiro, assim como um cronograma prático e tangível: nada de horas a fio trabalhando, nada mais de caos, baixa autoestima e neurose.

No final das contas eu e Sr. Paul começamos a executar as atividades do Planejamento Estratégico, sempre nos lembrando que o descanso é tão importante quanto o trabalho ─ mesmo que isto significasse deixar para amanhã "só mais aquele problema"─ uma vez que resolvê-lo hoje traria mais mal do que bem, algo também conhecido como Lei de Parkinson:

Lei de Parkinson

O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.

Outro aspecto interessante disso é que, ao começarmos a limitar nossas horas de trabalho diárias, começamos a perder menos o foco e, com isso, nossa produtividade aumentou ─ e muito ─ sem nem aplicarmos qualquer outro método ─ para você ver o poder desta técnica.

Portanto, depois de todas essas lições aprendidas, eu gostaria de compartilhar com você um pouquinho sobre o nosso método de produtividade e assertividade para que você mesmo possa melhorar o seu quotidiano.

Método Boilesen de Produtividade e Assertividade

1º Faça seu Planejamento Estratégico e Financeiro Saiba o que fazer, quando fazer e por que fazer: se não há retorno positivo para todos os envolvidos, não há de ser feito.

2º Dai a César o que é de César Ninguém faz nada sozinho portanto delegue, receba, revise e pague de forma justa os serviços de funcionários e fornecedores. Agradeça e elogie SEMPRE, assim como afaste-se de quem não faz isso.

3º Descanso é tão importante quanto o Trabalho Do ponto de vista de saúde e do ponto de vista de produtividade, respeitar o descanso não é opcional: é fundamental.

4º Reveja seus Resultados toda semana A única forma de ver se algo está dando certo ou errado é, justamente, comparar o resultado alcançado com o que foi planejado. Portanto, reveja sempre seus resultados na sexta-feira: olhe sem medo para ver tudo o que foi e não foi feito, e os respectivos resultados de cada uma dessas decisões.

5º Aprenda a aprender sem Sofrer No Brasil, existe muito forte a idéia de que não é possível aprender sem nenhum tipo de punição ou sofrimento: o que não é verdade. É sim possível aprender sem sofrer: basta ter coragem para olhar para seus próprios erros e humildade para reconhecê-los. Ninguém nasceu sabendo e ninguém é perfeito, portanto, igual diz o sr. Paul: "não é vergonha nenhuma perguntar ou pedir ajuda".

6º Valorize-se e Valorize Quem Corre com Você Reconheça o que você fez de bom sem medo de ser feliz e elogie aos outros com mais frequência.

7º Peito Aberto, Cabeça Erguida

Faça chuva ou faça sol, seja noite ou seja dia, não olhe só para os problemas: isso é o mesmo que olhar sempre só para o chão e faz você se sentir mal e sem esperança alguma de melhora, o que não te ajuda em nada.

Seja verdadeiro, sincero e olhe para os problemas sempre com o olhar crítico de "quanto que isso me aproxima do meu sonho?": Isso que é olhar para o horizonte.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Veja também

Planejamento Estratégico: o Norte para o seu crescimento

Março está chegando e, depois do carnaval, não tem mais desculpa: você precisa pensar no futuro da sua empresa de maneira concreta e profissional.

Leia Mais

Planejamento financeiro na prática

Já fez seu planejamento financeiro de 2017? Clique aqui e descubra como ele pode revolucionar seus resultados!

Leia Mais

Como a falta de foco e a procrastinação afetam sua empresa

Quantas vezes você já tentou aumentar sua produtividade e seu foco e não obteve resultados? Descubra como priorizar suas atividades para manter o foco e alcançar seus resultados!

Leia Mais

5 regras essenciais para uma boa negociação

Negociações estão presentes no dia-a-dia de todos nós mas, você sabe quais são os princípios essenciais para uma negociação de sucesso? Clique aqui e descubra!

Leia Mais