Imagem do Post As 7 disciplinas para se tornar um vendedor profissional

As 7 disciplinas para se tornar um vendedor profissional


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de maio de 2019 às 12:42 | 2015 visualizações


"Nada acontece até que alguém venda algo"

Vendas são o oxigênio de todo e qualquer negócio. Sem vendas, não há trabalho, não há emprego, e não há negócio. Porém, não é incomum encontrar empresas sem processos bem definidos em seu comercial ─e, até mesmo, encontrar empresas com vendedores sem o devido treinamento.

Em muito, talvez, isso se deva ao fato da profissão de vendas ser extremamente subestimada: muitos ainda acreditam que vendedores nada mais são do que "pessoas chatas que só buscam atender seus próprios interesses empurrando produtos e serviços" assim como muitos acham que tudo o que eles fazem, ou devem fazer, é coletar pedidos e entregar produtos.

Essas visões, além de serem equivocadas, não são verdadeiras para o profissional de vendas ─embora possam ser verdade para alguns vendedores não-profissionais.

Muitas pessoas até, por terem essas visões, se sentem mal ao começarem a vender algo, sentindo que estão fazendo algo egoísta e que não é digno de valor.

Mas, caso seja este seu caso, saiba que ao final deste post você conseguirá ver como o trabalho de Vendedor Profissional é nobre e de suma importância para a sociedade.

Confira abaixo a lista de disciplinas do Profissional de Vendas e veja o que você acha:

1º Ética

Em primeiro lugar, um Profissional de Vendas deve sempre ser ético e sempre considerar e ponderar as implicações éticas de seu trabalho. Não há mais espaço no mercado para condutas anti-éticas uma vez que este está cada vez mais exigente e mais competitivo.

Além disso, vendedores anti-éticos criam mais problemas do que resolvem. Entregar soluções é a base da profissão de vendas e de nada ela adiantaria se só trouxesse mais problemas.

2º Entregar valor é Solucionar o problema de alguém

O Profissional de Vendas é o principal responsável por identificar problemas e oferecer soluções. Essa é a essência de sua profissão.

Muitas pessoas se enganam ao achar que vender é convencer pessoas a comprarem algo que elas não querem ou não precisam ─ou, até mesmo, criar necessidades inexistes mas...─ isso é apenas uma ilusão: mudar a opinião de alguém é extremamente desgastante, cansativo e ineficiente ─pra não falar praticamente impossível─ e "criar necessidades" é, na verdade, descobrir necessidades latentes (necessidades que já existem mas estão ocultas).

Desta forma, para desvendar necessidades, o Profissional de Vendas deve ser um ser humano extremamente empático e ser capaz de vestir os sapatos de seus clientes: só assim ele conseguirá compreender as reais dores de seus clientes para que, enfim, possa lhes ofertar e entregar a solução mais adequada.

3º Relacionamento

Diferente da visão de que um vendedor precisa ter muitos relacionamentos para vender muito, o Profissional de Vendas mantém poucos e bons relacionamentos: assim, ele consegue se envolver com cada cliente de forma assertiva tanto para efetuar uma venda como para avaliar se as soluções entregues estão alcançando os resultados desejados.

Isso pode parecer contra-intuitivo no início mas, ao longo do tempo, isso se justificará pela satisfação e fidelização de clientes ─assim como no aumento das indicações e recomendações dos seus produtos e serviços.

4º Disciplina

Pode parecer estranho falar sobre manter a disciplina em uma profissão que no imaginário geral "acontece sempre e não tem horário fixo" mas, na verdade, a disciplina é fundamental para o Profissional de Vendas. Com ela, a manutenção de contatos e relacionamentos se torna um hábito quotidiano e, com isso, o vendedor consegue aumentar suas vendas gradualmente semana a semana, mês a mês.

Além disso, disciplina garante ao vendedor profissional a capacidade de executar todos os tipos de atividades que são sua responsabilidade como pesquisas de mercado, planejamento, prospecção, follow-up e customer love ─algo que seria realmente difícil se não fosse realizado de forma organizada e consistente.

5º Estratégia

Todo Profissional de Vendas tem de ser estratégico: se não o for, nunca conseguirá alcançar suas metas. A estratégia começa desde a capacidade de identificar oportunidades de novas vendas e vai até a capacidade de demonstrar como a solução ofertada resolverá o problema do cliente, o que é crucial para seu trabalho.

Isso pode parecer meio óbvio mas, quando um vendedor não possui estratégia, ele perde muito tempo com oportunidades que não dão em nada e isso afeta diretamente seus resultados.

6º Atitude

O vendedor profissional sempre deve estar positivo e otimista. Independente de qualquer chuva, qualquer problema profissional ou pessoal, o vendedor profissional deve sempre entregar o melhor de si e de suas soluções para seus clientes. Nenhum cliente merece ser tratado com desmerecimento ou mau-humor e isso deve ser lei para todo e qualquer Profissional de Vendas.

7º Paciência

Paciência é, talvez, a virtude mais difícil para todo Profissional de Vendas, uma vez que eles recebem nos ombros praticamente toda a pressão e cobrança de suas empresas e de seus clientes. Os resultados de suas empresas dependem deles. Os resultados de seus clientes também.

Sendo assim, o Profissional de Vendas tem de ser paciente tanto para não ceder a ansiedade, quanto para não discutir com clientes e chefes insatisfeitos.

E aí? Conseguiu rever seus conceitos sobre a profissão de vendas? Essas disciplinas são a base de tudo em vendas e, como diz o ditado, "nada acontece até que alguém venda algo".

Se você está buscando se profissionalizar em vendas ou depende de vendas em seu negócio, espero ter lhe ajudado e espero poder ajudar sua equipe também. Fique a vontade para deixar um comentário ou entrar em contato conosco caso queira saber mais sobre como podemos ajudar você em suas vendas. Temos novidades vindo aí! ;)

Obrigado pela sua leitura e um forte abraço!

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post 10 passos para driblar a crise e obter melhores resultados

10 passos para driblar a crise e alcançar melhores resultados

Confira aqui os 10 passos que fizeram 100% de nossos clientes obterem lucro e ainda aumentarem suas vendas em época de crise

Imagem do Post - 5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

Quer saber o que investidores buscam para decidirem se investem ou não em uma empresa ou Startup?

Por que sua empresa precisa ter e executar seu Planejamento Estratégico

Por que sua empresa precisa ter e executar seu Planejamento Estratégico

Fazer e executar um Planejamento Estratégico é a base para a evolução empresarial - mas muitos ainda se perguntam quais seriam as razões para isso. Por este motivo, compartilhamos neste post quais são os por quês de se fazer e executar um.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM