Boilesen - Back In Black

Boilesen - Crise, Superação e Lições Aprendidas


Escrito por Jonathan Boilesen em 14 de abril de 2020 às 12:36 | 607 visualizações


Boilesen - Crise, Superação e Lições Aprendidas

O álbum "Back In Black" da banda AC/DC figura até hoje como o álbum mais vendido da história do rock'n'roll - e é o segundo álbum mais vendido da história, perdendo apenas para "Thriller", do Michael Jackson. Apesar desta parecer uma história feliz de sucesso, este álbum carrega grandes lições e um grande significado.

Sendo um tributo à Bon Scott (vocalista) após sua morte, o álbum ganhou o nome de "Back In Black" (De volta vestindo preto) representando o luto pela perda de seu integrante, escritor e amigo. Como se ainda não bastasse o luto, a gravação deste álbum se deu nas Bahamas durante uma grande tempestade tropical causada por um furacão.

Apesar de todas as adversidades, apesar de todas às críticas à sua volta póstuma e às suas letras passíveis de alguma repreensão, AC/DC criou um álbum que deu nova vida à banda - que se tornou uma das maiores influências do rock'n'roll até hoje. E esse é o ponto.

Mas mais do que olhar para um evento isolado, é importante observar e compreender um pouco da história para se ter noção de contexto. Voltando alguns anos antes, na verdade quatro anos antes de sua morte, Bon Scott escreveu junto à Angus Young e Malcolm Young esta música:

It's a long way to the top (if you wanna rock'n'roll)

* É um longo caminho ao topo se você quer tocar rock'n'roll

Apesar de parecer uma música de tom relativamente alegre, ela descreve as dificuldades enfrentadas na vida real pela banda para se manterem tocando.

"Sendo roubado, ficando chapado, apanhando em brigas, tendo os ossos quebrados, sendo passado para trás, sendo furtado ... é um longo caminho ao topo se você quer tocar rock'n'roll"

-Trecho de "It's a long way to the top (if you wanna rock'n'roll)"

Ou seja, apesar dos pesares, eles estavam na estrada enfrentando e vivenciando os desafios da busca pelos seus sonhos e, em seu momento mais difícil após o falecimento de Bon Scott, todos pensaram em desistir - e nisso a família do próprio Bon Scott intercedeu encorajando-os a continuarem, afirmando que "isso seria o que ele gostaria que eles fizessem".

Resiliência, foco, persistência, trabalho em equipe e empreendedorismo

Essa história exemplifica em muitos aspectos várias situações e qualidades que são parte da vida de quem empreende de baixo: de quem começa sem quase nada, cria algo novo, perde o chão, segue em frente buscando melhorar, realizar seus sonhos e cumprir com seu propósito - mesmo sem todos os recursos, ou acesso ou privilégios, segue na luta pela realização.

Para encontrar histórias como essa não é preciso ir muito longe: atravesse a rua e converse com qualquer micro e pequeno empresário brasileiro e você verá histórias tão - ou mais - marcantes que essa porém sem a redenção daquele "grande sucesso" ao longo da jornada - na grande maioria dos casos.

É nessa hora que todos nós nos perguntamos o porquê dessa ausência de sucesso: essa é uma das perguntas que nos trouxe à fundação da Boilesen em 2015 - mas essa é uma história para outro momento.

Momentos de Crise e Superação - ou melhor, dias de luta, dias de glória

Compartilhando um pouco da nossa experiência e lições aprendidas quanto à crises, a maior que passamos com certeza foi a de 2017.

Era uma linda tarde ensolarada de domingo. Eu estava tranquilo curtindo meu dia de descanso andando de skate na Praça da Paz na Unicamp quando recebi a ligação da minha irmã: "Venha para o Mário Gatti (hospital) pois papai teve um AVC". Meio atordoado sem saber qual era o estado do meu pai, eu saí correndo para ir ao hospital. Chegando lá, encontrei minha mãe, meu tio e minha avó discutindo "o quão errado era o estilo de vida do meu pai", também sem nenhuma informação sobre seu estado.

Até então, eu não sabia nem mesmo se ele estava vivo ainda - e eu já estava me preparando psicologicamente para o pior. Em coisa de meia hora fui liberado para entrar na UTI para dar um abraço no meu velho, onde o encontrei sedado mas de certa forma sorridente. Depois desse dia, meu velho passou 30 dias internado no hospital Ouro Verde de Campinas, enquanto eu enfrentei uma das épocas mais difíceis da minha vida.

Todos os contratos que tínhamos na época envolviam o trabalho do meu velho e, em decorrência deste AVC, todos - exceto um - foram cancelados. Eu fiquei até sem dinheiro para visitá-lo no hospital.

Sinceramente, esse foi o momento em que eu mais pensei em desistir. E foi quando nosso único cliente restante e alguns amigos pediram que eu continuasse nosso trabalho "por que todo mundo precisa do que a Boilesen faz e ninguém mais faz o que vocês fazem". Foi esse incentivo que me manteve firme no caminho.

Continuei trabalhando sozinho como conseguia até que um grande amigo - e hoje colaborador, Nikolas Jonathan Makiya Vichi - se ofereceu para fazer estágio na Boilesen querendo ajudar. Começamos a trabalhar juntos, cozinhando juntos todos os dias o arroz e feijão de cada dia, tocando nosso planejamento, até que conseguimos superar o momento. Nós até participamos de um evento internacional como referência na área Financeira e Tecnológica (Fintech).

Recebi a ligação de convite para este evento enquanto estava visitando meu pai no hospital.

Quem diria, não?

With a little help from my friends

* Com a ajuda de meus amigos

"O que você faria se eu cantasse fora do tom? Você se levantaria e me abandonaria? Me empreste suas orelhas e eu te cantarei uma canção Eu vou tentar não cantar fora de tom

Com a ajuda de meus amigos"

-Trecho de "With a little help from my friends"

Na sequência, o Nikolas se afastou para focar em concluir seu TCC e meu pai foi para uma clínica onde ele iniciou seu processo de recuperação.

Apesar de eu ficar "sozinho" de novo, eu não estava sozinho. Mais alguns amigos e clientes me ajudaram na jornada, enfrentando de frente também a crise Greve dos Caminhoneiros em 2018. Não foi fácil, mas superamos juntos também.

Já em 2019, a Boilesen ganhou seu primeiro escritório, contratou seus primeiros estagiários e passou a ser considerada por alguns clientes uma Holding, terceirizando sua administração conosco, e um Bureau de Inovação, desenvolvendo projetos de pesquisa e inovação para eles.

Além disso, o Nikolas também voltou para a equipe! _o/\o_

Por isso, aqui vão algumas lições que aprendi durante esta jornada que podem vir a ajudar nesta nova crise de 2020:

  1. Esteja sempre alinhado ao seu propósito: isto fará com que pessoas que compartilham do mesmo propósito estejam junto a você;
  2. Esteja sempre ajudando e sendo ajudado; trabalhe em equipe a seja ponte e suporte para quem puder;
  3. Mantenha sempre o diálogo aberto e colaborativo com todos: família, equipe, clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros e concorrentes;
  4. Compartilhe aprendizados e conhecimentos de maneira aberta, clara, humilde e sincera;
  5. Mantenha sempre o olhar de criança: aberto às lições que a vida e o mundo têm para nos dar;
  6. Planeje seus passos racionalizando seu tempo e seu financeiro - caso não haja como no financeiro, lembre-se que tempo vale mais do que dinheiro.

Espero que este post tenha contribuído com sua jornada e com a jornada de sua micro e pequena empresa. Lembre-se que você não está sozinho e que, em última instância, quem tem tempo tem tudo.

Finalmente, gostaria de aproveitar a oportunidade para anunciar duas coisas:

  1. Sim, estamos de volta para compartilhar conteúdo online novamente!
  2. Estamos lançando uma campanha de integração e colaboração entre empresas que podem e querem ajudar outras empresas chamada #AjudaEmTemposDeCrise! Se você tem interesse me participar, deixe seu comentário que entraremos em contato! :)

Obrigado por sua leitura e até semana que vem!

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post 10 passos para driblar a crise e obter melhores resultados

10 passos para driblar a crise e alcançar melhores resultados

Confira aqui os 10 passos que fizeram 100% de nossos clientes obterem lucro e ainda aumentarem suas vendas em época de crise

Imagem do Post - 5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

Quer saber o que investidores buscam para decidirem se investem ou não em uma empresa ou Startup?

Ciclo de Evolução Empresarial: Estágio Vendas

Ciclo de Evolução Empresarial: Estágio Vendas

Você está sempre com foco em aumentar suas vendas? Também está sempre preocupado em atender seus clientes e em aproveitar as oportunidades do seu mercado? Estas são as principais preocupações de empresários e executivos em empresas que estão no Estágio de Vendas no Ciclo de Evolução Empresarial. Para saber mais sobre o Estágio de Vendas, leia este artigo e descubra quais são as principais características e desafios de empresas nesta fase de evolução.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM