Imagem do post de blog

Ciclo de Evolução Empresarial: Estágio Faturamento


Escrito por Nikolas Makiya Vichi em 7 de outubro de 2020 às 14:04 | 130 visualizações


Agora que você está vendendo consistentemente e já tem clientes fidelizados surge muito, mas muito trabalho! E com essa quantidade enorme você começa a se ver com problemas para organizar esse dia a dia e palavras como falta de foco e procrastinação começam a fazer parte de suas preocupações. Pode parecer ruim, mas na realidade isso é bom e é sinal que você está passando para o próximo estágio do Ciclo de Evolução Empresarial.

Então que você está saindo do estágio Vendas e caminhando para o estágio Faturamento. Logo após realizar vendas e ver que é possível manter o negócio vem a necessidade de tornar isso repetível para haver alguma segurança no futuro e também manter um time e consequentemente a empresa crescendo.

Faturamento é o estágio onde se inicia a estruturação da empresa como instituição à parte do empreendedor. Até então quase todo resultado do negócio vêm de algum trabalho seu, e essa centralização acontece naturalmente pois você tem a visão para onde a empresa vai e também detém o conhecimento para tal.

O objetivo dessa estruturação não é criar burocracia ou corporativismo, uma vez que essas coisas surgem de um pensamento romântico onde a pessoa coloca seus sentimentos acima dos outros e o egoísmo e individualismo impera. A ideia, na realidade, é possibilitar que o negócio continue existindo no futuro — do ponto de vista contábil isso é chamado de princípio da continuidade — e que nossa iniciativa e mudança visualizada no estágio Empreendedor se efetive cada vez mais e que outros possam participar e se desenvolver conosco.

Além disso, é difícil manter-se sem rotina de trabalho ou apagando incêndios a todo momento — é estressante! Então buscamos rotina como forma de encontrar mais equilíbrio e estabilidade em nossas vidas. Por conta disso, a empresa também passa por essa busca por rotina ou em, outras palavras, processos.

Burocracia e corporativismo são casos exagerados onde a estrutura existe para criar mais estrutura — muitas vezes inútil — quando na verdade o objetivo da criação dessa estrutura é melhorar o trabalho onde mais importa que é atender o cliente e a continuidade do negócio. Mantenha o foco nos objetivos que importam para aumentar suas vendas criando processos. Além disso, é possível pensar o corporativismo de uma outra forma: como uma cultura corporativa solidária. Como um exemplo, leia um trecho do artigo "Solidarity and corporate governance" (em português "Solidariedade e governança corporativa") de Edison Tabra, em tradução livre:

Solidariedade pode se manifestar de duas formas: como um dever ou um valor presente em códigos de conduta ou governança corporativa. De acordo com essa ideia, qualquer um que faça parte do negócio tem uma obrigação de praticar solidariedade em seu trabalho do dia a dia e com a visão de defender os interesses da organização como um todo. A ação solidária exige a busca permanente pela igualdade econômica e a defesa dos interesses da instituição sem denegrir a pessoa ou diminuir seus direitos. Também é obrigação do CEO e dos diretores garantir que seus trabalhos são para o benefício do bem comum da companhia e dos interesses de seus stakeholders. Na base da aplicação de solidariedade, os deveres fiduciários deveriam possuir maior importância assim como o cumprimento do critério "pratique ou explique" (do inglês "to comply or explain") o que preveniria qualquer forma de oportunismo individual. Solidariedade corporativa é o método para alcançar uma prática de bem comum na companhia e alcançar sua sobrevivência no mercado.

Em outras palavras, uma organização que valoriza a solidariedade traz benefícios para todos os envolvidos no negócio e cria uma cultura mais justa e igualitária o que é excelente para manter equipes engajadas e também que elas cresçam em tamanho e quantidade. Então você estará possibilitando que mais pessoas participem da mudança que você visualizou no estágio Empreendedor e também a continuar entregando valor a seus clientes, fornecedores e parceiros — através da formalização de processos criados no estágio Vendas e da segurança que seu negócio continuará existindo, dado o seu faturamento previsível.

Você pode achar que estou complicando a situação ou "fazendo tempestade em copo d'água". Mas é nesse momento que você efetivamente começa a construir os processos e procedimentos de sua empresa e que, se não forem pensados e implantados com cuidado, no futuro podem impedir seu crescimento. Pense sobre os problemas que você enfrenta hoje e faça um diagnóstico a fim de solucioná-los. Outra coisa importante é que dedicar parte do seu tempo para essa estruturação é melhorar a qualidade do seu trabalho e de toda sua equipe no futuro, pois sabendo o foco certo você pode se dedicar ao que realmente importa.

Procure um consultor para entender melhor esses problemas e buscar uma solução em conjunto. Muitas vezes o melhor jeito de enfrentar uma barreira em sua empresa é contar com alguém que entenda de administração e que não esteja diretamente ligado aos problemas. E para isso conte conosco!

Nikolas Makiya Vichi

Nikolas Makiya Vichi

Técnico em Informática Industrial pela ETEP Faculdades e Bacharel em Engenharia de Computação, modalidade Sistemas e Processos Industriais, pela UNICAMP. Participou de diversas competições técnicas nas áreas de realidade aumentada, robótica e modelagem de negócios tendo obtido premiações como a Intel Excellence in Computer Science e nas competições Freescale Cup 2012 e no Desafio Unicamp 2013. Trabalhou em projetos de inovação e em startups desde 2008 sempre buscando aprender sobre negócios e finanças, onde atuou com vendas e pré-vendas. Hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários. Sua aspiração é trazer modelos da engenharia para a administração fazendo a ponte com filosofia.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post Como definir processos e aumentar suas vendas

Como definir processos e aumentar suas vendas

Um dos maiores desafios de empreender é saber definir processos. E este é um trabalho que parece nunca ter fim: processo aqui, processo acolá, e isso sem falar na dificuldade de fazer o processo planejado se cumprir no dia-a-dia.

Imagem do Post - 5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

Quer saber o que investidores buscam para decidirem se investem ou não em uma empresa ou Startup?

Imagem do post

Ciclo de Evolução Empresarial: Estágio Empreendedor

Você é aquela pessoa que quando cisma com um problema vai conversar com todos seus conhecidos sobre uma solução e vai fazer de tudo para resolver? E vai investir toda sua energia nessa missão, nem que para isso seja necessário montar uma empresa e empregar todos os envolvidos? Pois esse é o espírito empreendedor - assumir liderança e lidar com os riscos de uma empreitada.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM