Ciclo de Evolução Empresarial: Estágio Vendas

Ciclo de Evolução Empresarial: Estágio Vendas


Escrito por Jonathan Boilesen em 24 de setembro de 2020 às 11:47 | 239 visualizações


Na semana passada, nosso consultor estratégico Nikolas Makiya Vichi escreveu a respeito do primeiro estágio do Ciclo de Evolução Empresarial, o Estágio Empreendedor, onde empresas começam empreitadas em busca de solucionar necessidades de clientes e aproveitar oportunidades de mercado.

Hoje nós vamos falar sobre o estágio seguinte ao Estágio Empreendedor: o Estágio Vendas.

"Nada acontece até que alguém venda algo"

–Arthur H. "Red" Motley

Vendas são o front de toda empresa. Elas são "a cara a dar à tapa" da instituição, tendo contato direto e próximo junto aos clientes, recebendo reclamações e agradecimentos, percebendo necessidades e dores de clientes, observando movimentações de concorrentes e identificando oportunidades.

Toda empresa deve ter vendas - e toda empresa que não vende, quebra. Porém, é importante notar que, também, toda empresa não deve apenas viver "correndo atrás de vendas" se quiser crescer - e, para isso, toda empresa deve enfrentar os desafios da estruturação de suas vendas em conjunto com sua produção: e é sobre isso que vamos tratar aqui.

Depois de começar uma nova empreitada ao identificar necessidades de mercado em conjunto a seu respectivo público-alvo, todo empresário dedica sua atenção a realizar vendas de modo a, tanto levantar capital, quanto alcançar seus primeiros clientes.

Assim, o Estágio de Vendas compreende este momento onde você precisa levantar capital e também iniciar o relacionamento com seus primeiros clientes - e seus produtos e serviços não necessariamente estão maduros e consolidados mas já entregam valor para seus clientes.

Desta forma, empresas que se encontram neste estágio têm grande tendência a focarem todas as suas energias e investimentos em vender mais. Repetindo isso como quase um mantra - "vender mais, vender mais" -, estas empresas enfrentam tanto a dificuldade de comunicarem o valor de suas soluções para seus clientes quanto a dificuldade em estruturarem sua produção de maneira eficaz e profissional, o que faz com que empresários geralmente se sintam fazendo "malabarismo" - ou gerenciando incêndios - ao dedicarem seu tempo e atenção a mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Embora possa parecer que este estágio nunca terá fim, a verdade é que empresas que superam este estágio conseguem formalizar seus processos comerciais - marketing + vendas - em conjunto com seus processos administrativos financeiros e de produção, criando um fluxo contínuo de vendas através da atração, negociação, atendimento, entrega e pós-venda.

Portanto, se sua empresa se encontra neste estágio e você busca superá-lo para evoluir e crescer, busque se afastar da "correria do dia-a-dia" e reflita sobre seus principais desafios nesta fase de Evolução Empresarial:

  1. Quais são seus canais de vendas?
  2. Quais são suas estratégias de vendas?
  3. O que nossos clientes devem saber para nos contratar - ou comprar nossos produtos? Como podemos ensiná-los?
  4. Qual é o passo a passo para produção de seus produtos e entrega de seus serviços?
  5. Quais são os problemas que geralmente acontecem ao mesmo tempo?
  6. Como podemos atender nossos clientes com o menor atrito possível - para eles e para nossa equipe?
  7. Como podemos padronizar nossa produção para reduzir nosso tempo e esforço?

Assim, o Estágio Vendas também deve ser temporário, uma vez que é necessário chegar ao Estágio Faturamento onde sua empresa deixa de "viver só para vender", passando a ter estrutura e a enfrentar outros desafios com relação a formalização de métodos e processos.

Observe que sua empresa nunca deverá parar de vender e que vendas sempre serão o carro chefe para o seu crescimento, porém, perceba que, como empresa, vendas devem deixar de ser um problema para serem uma solução ao se tornarem contínuas, previsíveis e gerenciáveis através da estruturação de sua equipe comercial e da integração de sua comunicação, marketing, vendas e produção.

Finalmente, na semana que vem vamos tratar sobre o próximo estágio do Ciclo de Evolução Empresarial: o Estágio Faturamento. Portanto, curta, compartilhe com seus contatos e siga nossas redes para saber mais sobre como fazer sua empresa crescer e evoluir na prática.

Se você quer fazer sua empresa crescer e evoluir de modo a aumentar sua vendas, melhorar sua qualidade de vida e até mesmo poder tirar férias, entre em contato, agende sua demonstração gratuita e receba nossa análise profissional do Estágio de Evolução da sua empresa gratuitamente.

Obrigado por seu tempo e leitura e até a próxima!

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post Planejamento Estratégico: o norte para o seu crescimento

Planejamento Estratégico: o norte para o seu crescimento

Depois do carnaval não tem mais desculpa: você precisa pensar no futuro da sua empresa de maneira concreta e profissional.

Como trabalhar em home office

Como trabalhar em Home Office e ainda ser produtivo

Dicas de como trabalhar em home office - e ainda ser produtivo.

Imagem do Post - Estratégias empresariais essenciais para aplicar durante pandemia

Estratégias empresariais essenciais para aplicar durante a pandemia - e no pós-pandemia

Aqui está nossa lista com as principais estratégias empresariais para que você e sua equipe possam dar a devida atenção nestes próximos meses - e, provavelmente, no próximo ano.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM