Como a falta de foco e a procrastinação afetam sua empresa

Por Jonathan N. Boilesen - 08/08/2017 15:26:21

Não é novidade que estamos sempre infinitamente atrasados, ocupados e atolados em horas e horas intermináveis de trabalho. Vivemos sob um overflow de informações. Todas tão importantes para nossas tomadas de decisão diárias, que muitas vezes acabamos nos perdendo.

Muitas “prioridades” e a dúvida de qual resolver primeiro. Nesta situação começam a aparecer as desculpas: “farei isso, depois daquilo outro estar resolvido”. Neste meio tempo, aparecem novos problemas para serem resolvidos primeiro e, o que você já tinha planejado fica de lado.

Lembre-se sempre: quando tudo é prioridade, nada é prioridade.

Um aspecto importante para observarmos a respeito da gestão de micro e pequenas empresas é que muita coisa falta: falta vender mais, falta negociar com aquele fornecedor, falta arrumar o mostruário, falta chamar o cara que vai arrumar aquilo lá, falta isso, falta aquilo, falta aquela outra coisa lá, falta...

Agora, alguma vez você já se perguntou o que realmente seria importante resolver primeiro?

Quando faço essa pergunta para micro e pequenos empresários, todos são muito rápidos em responder "ah... eu preciso me organizar".

Ok. Vamos falar a verdade? Eles estão dando o famoso migué: estão dando uma desculpa para voltarem aos seus cotidianos extremamente ocupados e a seus problemas favoritos, deixando sempre muito bem guardados seus esqueletos no armário.

Questionados novamente após essa explicação, muitos irão responder: “vender”.

Mas, antes de estabelecer as vendas como principal prioridade, reflita: uma empresa não vive só de vendas.

Além disso, você já se perguntou por que é tão difícil vender? Já se perguntou por que tem tanto estoque de produtos ou de horas sobrando? Já se perguntou por que mesmo dando 110% você sempre está correndo atrás do relógio e não o contrário?

Resumidamente, vou responder. Sabe por que sobra estoque e falta vendas? Porque você não desenvolveu uma estratégia para sua empresa com o foco correto ─ estratégia de modo geral e não apenas uma estratégia de vendas. Vamos recorrer a uma citação que eu acho ótima a esse respeito:

"Uma estratégia sensata começa com um objetivo correto. E afirmo que o único objetivo capaz de respaldar uma estratégia sensata é o aumento da rentabilidade. Se esse não é o seu ponto de partida e você não o persegue diretamente, logo será levado a ações que solaparão sua estratégia. Se sua meta é algo diferente da rentabilidade ─ Se é ser grande, crescer rápido, ou tornar-se um líder tecnológico ─ , você terá problemas." ─ Michael Porter, professor da Harvard Business School.

Mais um:

"Se as empresas têm uma necessidade básica, é a necessidade de crescimento rentável. Esse crescimento é a fonte da criação de valor para os clientes e acionistas. É a força que atrai e retém as melhores pessoas. Nenhuma empresa que deixou de crescer foi capaz de sustentar a excelência ao longo do tempo." ─ Chris Zook, chefe de estratégia global da Bain&Co.

Ou seja, destas citações podemos tirar duas importantes lições:

O objetivo correto é o mais importante; Deixar de crescer faz sua empresa parar de vender e, consequentemente, parar de atender seus clientes como deveria.

Como evitar que isso aconteça?

Faça seu planejamento estratégico com foco em fazer sua empresa crescer de forma rentável e sustentável. Somente isso irá garantir o aumento das suas vendas.

E, além de aumentar suas vendas, você passará a trabalhar de forma eficaz, realizando apenas as atividades que realmente importam e que te aproximam do crescimento, ou seja: trabalhando menos e indo mais longe!

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Veja também

Planejamento Estratégico: o Norte para o seu crescimento

Março está chegando e, depois do carnaval, não tem mais desculpa: você precisa pensar no futuro da sua empresa de maneira concreta e profissional.

Leia Mais

Como aumentar minhas vendas?

Descubra como aumentar suas vendas de forma simples, rápida e prática

Leia Mais

Empreendedor vs. Administrador

Você é empreendedor ou administrador em seu negócio? Saiba que você vai precisar dos dois. Está sozinho? Então, você terá que desempenhar esses dois papéis fundamentais para o seu sucesso.

Leia Mais

10 dicas para lidar com o preço psicológico do empreendedorismo

Segundo uma pesquisa realizada pelo Dr. Michael Freeman, professor da Universidade da California, 1 em cada 3 empreeendedores enfrentam depressão: uma epidemia. Estes dados alarmantes mostram como é dura realidade de quem empreende em todo mundo.

Leia Mais