Imagem do post Como fazer minha empresa crescer

Como fazer minha empresa crescer em meio a crise?


Escrito por Jonathan Boilesen em 1 de julho de 2020 às 7:39 | 390 visualizações


Apesar de estarmos chegando ao momento de redução das restrições da quarentena devido ao COVID-19, a previsão de retorno aos dias sem os impactos desta pandemia estão longe de chegar.

Ao mesmo tempo que o futuro continua incerto - mesmo sendo o que o futuro sempre foi -, este é o momento de pensar em como gerenciar recursos, tomar decisões assertivas e realizar ações estratégicas para garantir tanto a sobrevivência quanto o crescimento de sua empresa.

IMPORTANTE: Se você como executivo ou empresário está pensando apenas em sobreviver - e não em crescer -, saiba que isto não é saudável para você, sua equipe ou sua empresa e, portanto, recomendamos um final de semana de descanso de verdade para refletir sobre qual seria a sua real motivação para continuar.

Caso não encontre razão ou motivação para continuar, este é o momento de se preparar para parar tudo e repensar sua carreira. Se este não é o seu caso e você tem razão e motivação para buscar o crescimento, siga nesta leitura.

Definindo objetivos claros

O primeiro passo para fazer uma empresa crescer é ter clareza sobre o que realmente é considerado crescimento para sócios e executivos de modo a definir objetivos claros para a instituição como um todo. Por isso, vamos aqui definir o que seria Crescimento Empresarial.

Crescimento Empresarial

Existem vários tipos de Crescimento Empresarial e estes tipos não necessariamente são excludentes, ou seja, buscar um tipo de crescimento não envolve ter que abrir mão de outro tipo: muitas vezes eles acabam por se relacionarem dentro das decisões e ações estratégicas institucionais. Assim, para entender melhor esta e outras questões, aqui estão os tipos de Crescimento Empresarial mais comuns para sócios e executivos.

Crescimento em Faturamento - ou, Market Share (Participação de Mercado)

Muitas vezes considerado como "Aumentar Vendas", o Crescimento baseado em Faturamento na verdade representa o quanto uma empresa participa de um determinado mercado - uma vez que todo mercado é mensurado a partir do total de receitas disponíveis e / ou sendo realizadas dentro dele. Desta forma, para ter esta forma de crescimento como objetivo é essencial avaliar:

  • Qual é o tamanho do nosso mercado (em faturamento)?
  • No atual momento e contexto, ele está crescendo ou encolhendo?
  • E nós, estamos crescendo ou encolhendo junto com ele? Qual a nossa previsão?
  • Quais são as previsões - de acordo com quais premissas - para nosso mercado?
  • O faturamento de sua empresa representa qual a porcentagem de participação de mercado?
  • Qual é o valor de faturamento (mensal e anual) que sua empresa sonha em alcançar?
  • Qual é a distância do quanto ela hoje possui para o quanto ela sonha em ter?

Essas são as avaliações fundamentais para compreender o que está acontecendo com nosso mercado para podermos definir onde estamos e onde queremos chegar.

Por isso, se sua empresa está em busca de aumentar suas vendas neste momento de crise, não deixe de fazer esta lição de casa! Assim como dizia Sun Tzu:

"As mensurações das coisas dão lugar às avaliações; estas, aos cálculos; da comparação dos cálculos, se antevê a possibilidade de vitória."

Crescimento em Tamanho de Equipe

Embora o Crescimento de Faturamento esteja geralmente ligado ao Crescimento em Tamanho de Equipe, essa não necessariamente é uma regra geral, uma vez que empresas podem crescer em faturamento sem necessariamente contratar mais pessoas - assim como podem contratar mais pessoas sem necessariamente aumentar faturamento. Assim, é essencial considerar para sua empresa se o Crescimento em Tamanho de Equipe faz sentido ao avaliar:

  • Quais áreas ou departamentos hoje precisam de mais pessoas?
  • Qual será o cargo/função destas pessoas? Como elas podem melhorar a empresa?
  • Qual será o valor agregado por estes profissionais em produtos e serviços?
  • O que podem melhorar em nossa gestão/administração?
  • O que podem melhorar para nossos clientes?
  • Podemos manter salários e benefícios considerando também eventuais rescisões contratuais? Por quanto tempo? Qual o limite mínimo de faturamento?

Desta forma podemos ter noção se o Crescimento em Tamanho de Equipe faz sentido para nossa condição atual e futura, compreendendo quais são os resultados necessários para realizar essa visão.

Crescimento em Lucratividade

Quando buscamos Crescimento em Lucratividade estamos buscando uma forma de tornar nossa empresa mais lucrativa ao considerar e avaliar a relação entre faturamento e lucro; ou seja, buscando aumentar a porcentagem de lucro relativa ao faturamento de nossa empresa.

Perceba como, neste tipo de crescimento, podemos buscar - mas não necessariamente buscamos - mudanças com relação a nosso faturamento ou tamanho de equipe, uma vez que é possível aumentar a lucratividade de nossa empresa independente de alterações nestes fatores.

Sabendo disso e focando diretamente nas avaliações que devemos fazer para buscar este tipo de crescimento, devemos então analisar:

  • Nosso DRE
  • Nossos Centros de Custos
  • Nossas Estruturas de Custos para cada projeto, serviço ou produto
  • Nossas carteiras de crédito para Clientes, Fornecedores e Parceiros
  • Nosso Fluxo de Caixa e seus ciclos com relação a Contas a Pagar e Contas a Receber

Desenvolvendo assim nossa visão sobre o que é possível ser feito com relação a nossa direção e gestão para aumentar nossa lucratividade; criando, deste modo, indicadores de resultados específicos, pontuais e assertivos a serem considerados na busca deste objetivo.

Crescimento em Valor de Mercado

Quando buscamos crescimento em Valor de Mercado, buscamos tanto criar valor em ativos (contas a receber, carros, imóveis, investimentos financeiros, etc.) quanto na percepção de potenciais investidores (compradores de "ações"). Este tipo de crescimento geralmente é o objetivo de startups, empresas que buscam novos sócios-investidores e empresas que buscam participar de algum processo de fusão e aquisição (M&A).

Várias são as análises e ações a serem realizadas neste sentido e, por esta razão, caso sua empresa esteja querendo saber mais sobre como desenvolver estratégias para o Crescimento em Valor de Mercado, recomendo que você entre em contato conosco.

Faça seu Planejamento Estratégico Ágil

Ao ter definido claramente qual é o tipo de Crescimento Empresarial que sua empresa busca, agora é o momento de planejar o passo-a-passo de como tornar este crescimento realidade: para isto, recomendamos que você realize junto a seus sócios e equipe executiva o seu Planejamento Estratégico Ágil de modo a separar papéis, compreender seu mercado, seus concorrentes, seu setor e definir claramente planos de ação - criando os caminhos possíveis e realizáveis para a realização de seus objetivos.

Participe do nosso Workshop Online de Planejamento Estratégico Ágil para Executivos e Empresários no Sábado, dia 25/07, e realize seu Planejamento Estratégico Ágil junto a sua equipe e aproveite a oportunidade para desenvolver seu conhecimento em metodologias ágeis e estratégia empresarial - e também fazer conexões relevantes.

Execute seu plano e mensure resultados

Feito o seu planejamento, é chegada a hora de colocar seus planos em ação. Como apresentado anteriormente, o futuro é incerto e muitas vezes nossos planos se mostram impraticáveis na realidade: é por isso que devemos sempre praticar a Gestão Estratégica Ágil de modo a mensurar indicadores de resultado relevantes, aprender com nossos erros e acertos e adaptar nosso plano conforme evoluímos.

Na semana que vem trataremos mais sobre este e outros temas portanto, fique ligado!

Converse sobre este e outros temas participando nossa comunidade e receba também nossas atualizações através de nossa lista de e-mails!

Obrigado por sua leitura e até a próxima!

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post Planejamento Financeiro na Prática

Planejamento Financeiro Empresarial na Prática

Já fez o planejamento financeiro de sua empresa? Clique aqui e descubra como ele pode revolucionar seus resultados!

Imagem do Post Descubra como diagnosticar e solucionar todos os problemas de sua empresa

Descubra como diagnosticar e solucionar todos os problemas de sua empresa

Você sabe como diagnosticar quais são os fatores que impedem sua empresa de crescer? Clique aqui e descubra.

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

Administração Ágil: Planejamento Estratégico Ágil

Iniciando com o Planejamento Estratégico Ágil, este livro é um guia prático para executivos e empresários compreenderem a aplicação de metodologias ágeis à administração de empresas;


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM