Imagem v3 - Como usar seu tempo e seus recursos

Como gerenciar seu tempo e seus recursos para sua empresa crescer


Escrito por Jonathan Boilesen em 27 de agosto de 2020 às 14:15 | 375 visualizações


Quando começamos a trabalhar em 2015, nós já tínhamos experiência e conhecimento na recuperação de crises e de crescimento empresarial de empresas de grande porte. Eu e sr. Paul gostávamos bastante de atuar nesses projetos em conjunto mas, ao fundar a Boilesen, propus para ele um desafio um pouco diferente do que fazíamos: ao invés de atuarmos em recuperação de crises e crescimento em grandes empresas, deveríamos atuar com crescimento de micro, pequenas e médias empresas.

E essa pequena - grande - diferença fez com que nós tivéssemos que repensar completamente nossa forma de trabalho, nos forçando a criar uma metodologia própria e mais adequada para essa missão.

O fato é que, em empresas de grande porte, temos sempre acesso a recursos intelectuais e financeiros - como equipe profissional e crédito -, o que não acontece em empresas menores - que sempre possuem equipes pequenas, muitas vezes sem experiência, sem processos definidos e, claro, sem acesso a capital ou crédito.

Ainda, para complicar ainda mais o trabalho com estas empresas de pequeno e médio porte, existe um mar de desinformação que faz com que empresários e diretores desenvolvam vícios e visões equivocadas, criando ainda mais obstáculos para o seu crescimento.

Agora, tome um momento para refletir um pouco sobre isso.

Não basta o Brasil ser um dos países mais complicados quanto a segurança jurídica e acesso a crédito: tinha que ter esse mar de "gurus" e "soluções milagrosas" como cereja do bolo para tornar tudo ainda mais difícil.

Mas, como essa era - e ainda é - nossa missão, nós decidimos seguir em frente e enfrentar essas barreiras, nos trazendo até os dias de hoje, tendo já contribuído para o crescimento de mais de 30 empresas - e, em alguns casos, multiplicando o faturamento de alguns clientes em até 10 vezes.

Desta forma, tendo realizado e validado nossa metodologia na prática - a Administração Ágil -, temos agora também a missão de formalizá-la, documentá-la e compartilhá-la de modo a alcançar ainda mais pessoas e empresas e, assim, eis que compartilhamos aqui como fazer sua empresa crescer.

1. Entenda que planejar é a parte mais importante do seu trabalho como empresário ou diretor

Quando falamos sobre "estar planejando", não falamos no gerúndio. Estar "planejando" sem estar com papel, caneta e equipe reunida não é planejar nada. Planejar consiste em elaborar um plano factível e realizável dentro de um período de tempo estabelecido.

Assim, mesmo que seja comum reafirmar objetivos estratégicos como "estar planejando", só isso não basta, é preciso:

  1. Sair ou evitar a correria do dia-a-dia;
  2. Estabelecer e definir objetivos claros e metas de verificação;
  3. Realizar seu planejamento financeiro em conjunto com seu planejamento de execução;
  4. Definir tarefas e ações, com seus respectivos prazos e responsáveis e;
  5. Colocar seu plano em prática!

Feito isso é importante compreender que apenas tomar decisões não faz elas acontecerem na realidade: é preciso que tanto seu planejamento financeiro quanto seu planejamento de execução sejam cumpridos e realizados na prática para que suas decisões saiam do papel - e isto nos faz chegar ao próximo passo.

Lembre-se que, se você vive uma rotina de apagar incêndios, a única forma de sair dela é parar tudo e planejar devidamente ações para estabelecer processos e protocolos de gestão: nunca fique por muito tempo "apagando incêndios" sem tomar o devido tempo para planejar.

Muitos "gurus" e "especialistas de negócios" dizem que "planejamento só limita a empresa" e isso não é verdade. Se você quer realizar algo, você deve saber, primeiro, o que quer alcançar e como você fará para alcançar isso. Por esta razão, apenas ignore esses péssimos conselhos e, caso você queira planejar sem fazer sua empresa deixar de ser adaptável, faça isso de maneira a aplicar metodologias ágeis.

2. Cumprir com uma agenda é mais do que só fazer reuniões: é realizar tarefas e entregar resultados

Primeiro, nenhuma empresa consegue atingir a excelência se não conseguir mesclar estratégia com realidade e, para isso, cumprir com uma agenda não é apenas bater horários do relógio e sim realizar o trabalho de maior prioridade de sua empresa: a sua estratégia.

Assim sendo, cumprir com sua agenda, além de ser o mínimo com relação ao respeito a seus parceiros e equipe, é também uma questão de ser exemplo para eles. Se você cumpre e entrega, eles também cumprirão e entregarão: e se sentirão motivados o suficiente para isso.

Portanto, nunca deixe de ter uma agenda definida e cumprir com ela além das "reuniões de alinhamento".

Lembre-se também de nunca deixar que reuniões sejam apenas um bate-papo: faça com que todas elas terminem com uma lista de ações e tarefas com prazos e responsáveis definidos.

3. Revise resultados e tarefas periodicamente através de relatórios estratégicos

Muitos empresários negligenciam o poder de relatórios estratégicos financeiros, considerando que eles "só limitam" a capacidade de execução de suas empresas: e este é um dos maiores erros que eles poderiam cometer.

Os relatórios estratégicos financeiros, além de darem visão sobre a realidade da empresa, também mostram quais estratégias estão - ou não estão - sendo realizadas, concedendo visão antecipada de problemas e situações não conhecidas ou não previstas.

Deste modo, é essencial estabelecer uma rotina de revisão de resultados e tarefas considerando lições aprendidas com base em fatos - e não em "achismos" ou crenças de "grandes gurus dos negócios".

--

Com base em nossa experiência, vivência e resultados - nossos e de nossos clientes -, estes passos são essenciais para conseguir alinhar visão com estratégia e execução na prática. Portanto, busque refletir de maneira sincera sobre eles caso você esteja pensando fazer sua empresa crescer - e, para saber mais sobre como nós podemos ajudar você a realizar essa missão, entre em contato conosco.

Se você quer saber mais sobre nossa metodologia de Planejamento Estratégico Ágil, aplicando metodologias ágeis de maneira prática em sua empresa, baixe nosso livro e tenha acesso ao método mais avançado do mundo de Administração Ágil.

Obrigado por seu tempo e leitura e até a próxima!

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post - Plano de Negócios - Por onde começar

Plano de Negócios - Por onde começar

Você já se sentiu sem direção em seu negócio? Uma boa ideia e muita vontade não bastam para quem deseja montar um negócio.

Imagem do Post - 5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

5 fatores essenciais que Investidores buscam para investirem em sua Startup

Quer saber o que investidores buscam para decidirem se investem ou não em uma empresa ou Startup?

Como tomar decisões certas e em menos tempo

Como tomar decisões certas e em menos tempo em meio a crise - e ao trabalho remoto

Aqui estão nossas estratégias práticas para reduzir o tempo para tomar boas decisões mesmo que em períodos de crise e incerteza, auxiliando até mesmo no trabalho remoto.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM