Imagem do Post Descubra como diagnosticar e solucionar todos os problemas de sua empresa

Descubra como diagnosticar e solucionar todos os problemas de sua empresa


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de maio de 2019 às 13:48 | 932 visualizações


É impressionante como muitas dores e empecilhos de nosso cotidiano nos impedem de fazer nossas empresas serem do jeito que realmente queremos.

Parece que tudo sempre conspira contra: atividades burocráticas simples tomam muito mais tempo do que deveriam e emergências e urgências aparecem constantemente em formas de telefones, e-mails e notificações que parecem não ter fim.

Por isso, saber tomar decisões rápidas e priorizar atividades é a base da produtividade.

Mas como ter certeza em o que é prioridade quando tudo é urgente e leva mais tempo do que deveria?

Simples: Análise Financeira.

A Análise Financeira garante a visualização da realidade da empresa com base em fatos temporais; levantando, assim, todos os seus gargalos de produção, processos faltantes e problemas comerciais e de vendas.

Sendo assim, para começar sua Análise Financeira, você deve levantar os seguintes relatórios e documentos:

  • DRE Mensal e Anual do último período;
  • Estrutura de Custos Planejada;
  • Lucros & Perdas;
  • Fluxo de Caixa.

Com estes relatórios em mãos, agora levante os seguintes indicadores, fazendo uma comparação mês a mês:

  • O lucro de cada produto/serviço que sua empresa vende;
  • A receita, os impostos, os custos e despesas gerados por cada projeto e/ou cliente;
  • Comparação de cada produto, serviço, projeto e/ou cliente com sua Estrutura de Custos Planejada.

Ao ter estes indicadores, será necessário compará-los de forma a identificar todas as porcentagens de receitas, despesas, custos, impostos e lucro de suas atividades e ações, sejam elas por produto/serviço, por projeto, por cliente, por vendedor da empresa, por processos, por ações não tomadas, entre outros.

Com isto, você terá uma compreensão melhor sobre o que é gasto e o que é investimento.

Agora, com uma tomada de decisão embasada em fatos, você verá que o tempo que você levará para tomar suas decisões será bem menor ─assim como o tempo para colocar estas ações e decisões na prática.

A Análise Financeira não é uma tarefa simples, mas você pode contar com uma consultoria especializada para, juntos, identificar e executar as ações que farão a sua empresa voltar a crescer ou alavancar de forma ainda mais estruturada.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post.

Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Bônus: Preparamos uma checklist especial para que você faça a auto avaliação da saúde de sua empresa de maneira rápida, prática e simples. Dê o primeiro passo para o crescimento de seu negócio e baixe agora.

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post Planejamento Estratégico: o norte para o seu crescimento

Planejamento Estratégico: o norte para o seu crescimento

Depois do carnaval não tem mais desculpa: você precisa pensar no futuro da sua empresa de maneira concreta e profissional.

Imagem do Post As 7 disciplinas para se tornar um vendedor profissional

As 7 disciplinas para se tornar um vendedor profissional

Vendas são o oxigênio de todo e qualquer negócio. Sem vendas, não há trabalho, não há emprego, e não há negócio. Você sabe quais são as 7 disciplinas fundamentais do Vendedor Profissional? Clique aqui e descubra!

Imagem do Post A diferença entre o papel de empreendedor e de administrador

A diferença entre o papel de empreendedor e de administrador

Você é empreendedor ou administrador em seu negócio? Saiba que você vai precisar dos dois. Está sozinho? Então, você terá que desempenhar esses dois papéis fundamentais para o seu sucesso.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM