Empreendedor vs. Administrador

Por Jonathan N. Boilesen - 04/08/2017 16:10:00

Você é empreendedor ou administrador em seu negócio? Saiba que você vai precisar dos dois. Está sozinho? Então, você terá que desempenhar esses dois papéis fundamentais para o seu sucesso.

Primeiro, vamos entender a diferença entre um e outro.

O empreendedor é aquele que identifica oportunidades, cria negócios e projetos, desafia o Status Quo e, principalmente, está focado na inovação e criatividade.

Já o administrador coloca as ideias em prática. Gere recursos e atividades; Dirige, orienta e organiza; Garante o Status Quo; E preza pela manutenção e reprodutibilidade, ou seja, a constância na produção.

Mas você deve estar se perguntando: como conciliar duas funções tão diferentes? Planejar e agir ao mesmo tempo? Comece separando os momentos e a To Do List de cada um:

Empreendedor

Responsável por:

  • Plano de Negócios
  • Planejamento Estratégico

Administrador

Responsável por:

  • Planejamento
  • Organização
  • Pessoal
  • Direção
  • Controle

Nas próximas semanas, vamos abordar cada uma dessas atividades, começando pelo Plano de Negócio, fundamental para o início de qualquer empresa.

Aproveite para refletir sobre um trecho de A Formação do Líder, do autor Warren Bennis, professor da Universidade de Southern Califórnia e um dos maiores especialistas em liderança no mundo.

“O gerente Administra… O líder inova. O gerente é uma cópia… O líder é um original. O gerente mantém… O líder desenvolve. O gerente aceita a realidade… O líder investiga. O gerente concentra-se em sistemas e estruturas… O líder enfoca as pessoas. O gerente depende de controle… O líder inspira confiança. O gerente tem uma visão a curto prazo… O líder tem uma perspectiva a longo prazo. O gerente pergunta como e quando… O líder pergunta o que e por quê. O gerente fica de olho nos resultados financeiros… o líder fica de olho no horizonte. “[...] O gerente imita… O líder cria. O gerente aceita o status quo… O líder o desafia. O gerente é o clássico bom soldado… O líder é ele próprio. O gerente faz a coisa certa da forma certa… O líder faz a coisa certa.”.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Veja também

Planejamento Estratégico: o Norte para o seu crescimento

Março está chegando e, depois do carnaval, não tem mais desculpa: você precisa pensar no futuro da sua empresa de maneira concreta e profissional.

Leia Mais

11 mandamentos para recuperar seu negócio

2016 foi um ano complicado, não é mesmo? Então confira a lista que fizemos dos mandamentos para você recuperar seu negócio e prosperar em 2017!

Leia Mais

O que impede sua empresa de crescer?

Antes de responder à pergunta acima, você precisa responder à outra questão: o que é crescimento para sua empresa? Clique aqui e saiba mais. ;)

Leia Mais

10 dicas para lidar com o preço psicológico do empreendedorismo

Segundo uma pesquisa realizada pelo Dr. Michael Freeman, professor da Universidade da California, 1 em cada 3 empreeendedores enfrentam depressão: uma epidemia. Estes dados alarmantes mostram como é dura realidade de quem empreende em todo mundo.

Leia Mais