Imagem do Post A diferença entre o papel de empreendedor e de administrador

A diferença entre o papel de empreendedor e de administrador


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de maio de 2019 às 12:58 | 1194 visualizações


Você é empreendedor ou administrador em seu negócio? Saiba que você vai precisar dos dois. Está sozinho? Então, você terá que desempenhar esses dois papéis fundamentais para o seu sucesso.

Primeiro, vamos entender a diferença entre um e outro.

O empreendedor é aquele que identifica oportunidades, cria negócios e projetos, desafia o Status Quo e, principalmente, está focado na inovação e criatividade.

Já o administrador coloca as ideias em prática. Gere recursos e atividades; Dirige, orienta e organiza; Garante o Status Quo; E preza pela manutenção e reprodutibilidade, ou seja, a constância na produção.

Mas você deve estar se perguntando: como conciliar duas funções tão diferentes? Planejar e agir ao mesmo tempo? Comece separando os momentos e a To Do List de cada um:

Empreendedor

Responsável por:

  • Plano de Negócios
  • Planejamento Estratégico

Administrador

Responsável por:

  • Planejamento
  • Organização
  • Pessoal
  • Direção
  • Controle

Nas próximas semanas, vamos abordar cada uma dessas atividades, começando pelo Plano de Negócio, fundamental para o início de qualquer empresa.

Aproveite para refletir sobre um trecho de A Formação do Líder, do autor Warren Bennis, professor da Universidade de Southern Califórnia e um dos maiores especialistas em liderança no mundo.

“O gerente Administra… O líder inova. O gerente é uma cópia… O líder é um original. O gerente mantém… O líder desenvolve. O gerente aceita a realidade… O líder investiga. O gerente concentra-se em sistemas e estruturas… O líder enfoca as pessoas. O gerente depende de controle… O líder inspira confiança. O gerente tem uma visão a curto prazo… O líder tem uma perspectiva a longo prazo. O gerente pergunta como e quando… O líder pergunta o que e por quê. O gerente fica de olho nos resultados financeiros… o líder fica de olho no horizonte. “[...] O gerente imita… O líder cria. O gerente aceita o status quo… O líder o desafia. O gerente é o clássico bom soldado… O líder é ele próprio. O gerente faz a coisa certa da forma certa… O líder faz a coisa certa.”.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Como trabalhar em home office

Como trabalhar em Home Office e ainda ser produtivo

Dicas de como trabalhar em home office - e ainda ser produtivo.

Por que sua empresa precisa ter e executar seu Planejamento Estratégico

Por que sua empresa precisa ter e executar seu Planejamento Estratégico

Fazer e executar um Planejamento Estratégico é a base para a evolução empresarial - mas muitos ainda se perguntam quais seriam as razões para isso. Por este motivo, compartilhamos neste post quais são os por quês de se fazer e executar um.

Imagem do Post - Administração Ágil - O Ciclo de Evolução Empresarial

Administração Ágil: O Ciclo de Evolução Empresarial

Para fazer uma empresa crescer de maneira sustentável é essencial compreender que todo crescimento deve ser mais do que apenas crescer em vendas ou em equipe: deve ser um processo cíclico e contínuo de evolução empresarial.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM