Imagem do Post - Estratégias empresariais essenciais para aplicar durante pandemia

Estratégias empresariais essenciais para aplicar durante a pandemia - e no pós-pandemia


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de julho de 2020 às 13:53 | 426 visualizações


A necessidade de adaptação e atualização de todas as empresas ao momento pandêmico não é nenhuma novidade. Porém, em meio a todo ruído sobre "o que sua empresa deve ou não fazer", é difícil estabelecer com clareza quais estratégias devem realmente ser o foco de seu negócio.

Por esta razão, elaboramos esta lista com as principais estratégias empresariais para que você e sua equipe possam dar a devida atenção nestes próximos meses - e, provavelmente, no próximo ano. Aqui estão elas:

1. Estruturação do Home Office - Trabalho Remoto

Há muito tempo o Home Office já era discutido no meio corporativo - embora muitas empresas resistiam a este modelo de trabalho por várias razões. Agora, por bem ou por mal, é necessário que todas elas, sem exceção, se adaptem a este novo estilo de vida e modelo de trabalho.

Apesar de boa parte das mudanças corporativas se darem na base da "virada de chave", ou seja, do "crie o problema que a solução aparecerá", não é nem um pouco recomendável fazer isso com o Home Office (Trabalho Remoto), uma vez que existem riscos consideráveis envolvidos nesta transição, como:

  • Riscos em Segurança de Dados e de Informação
  • Riscos em Segurança do Trabalho
  • Riscos de Previsibilidade de Horas Extras
  • Riscos Trabalhistas
  • Riscos de Qualidade e Produtividade

Desta forma, é essencial desenhar e desenvolver estratégias que busquem mitigar estes riscos, assim como busquem estruturar o trabalho em Home Office de modo que seus colaboradores continuem tendo qualidade de vida e segurança para sua empresa continuar evoluindo e sendo produtiva.

Por isso, estruture o trabalho Home Office de sua empresa o quanto antes.

Lembre-se: No trabalho remoto toda gambiarra pode custar caro para a saúde de sua equipe e de sua empresa.

2. Digitalização da Operação

Em conjunto com o trabalho Home Office, temos a necessidade de adoção de sistemas para todas as operações empresarias, ou seja, digitalizar marketing, vendas, financeiro - e até, no que por possível - a produção. Assim sendo, implantar sistemas de gestão e controle deixou de ser um opcional "substituível por papel" e passou a ser um must-have (tem que ter) para toda e qualquer empresa que quer continuar operando.

Isso se deve ao fato do trabalho remoto criar dificuldades com relação a comunicação corporativa - o que muitas vezes faz com que informações importantes se percam. Além disso, dada a profundidade e duração indeterminada desta crise, é fundamental que todos os recursos de sua empresa sejam administrados de maneira racional em prol da execução e realização de seu Planejamento Estratégico.

Assim sendo, oriente sua equipe para implantar sistemas de gestão e controle e digitalize sua operação.

3. Implantação de Metodologias Ágeis

Dada a dificuldade de gerenciar projetos e tarefas de uma instituição em constante mudança e adaptação, implantar metodologias ágeis passou a ser mandatório para manter a produtividade e a motivação de sua equipe.

Isso se deve ao fato de metodologias ágeis colocarem as pessoas e relações humanas no centro de sua empresa, distribuindo a responsabilidade de tomar conhecimento e agir sobre o que pode melhorar, trazendo a contribuição de seus clientes e colaboradores para os métodos e processos do dia-a-dia de sua empresa.

Além disso, metodologias ágeis contam com um formato bem definido e estabelecido de gestão de projetos e tarefas em paralelo, ou seja, deixando cada um dos membros de sua equipe livres para trabalharem e gerirem seu próprio tempo na realização de suas atribuições - alinhando os resultados destas periodicamente.

Portanto, implante metodologias ágeis para que sua equipe possa se adaptar ao novo momento de maneira produtiva e colaborativa - contribuindo ainda para a adaptação de sua empresa ao contexto como um todo.

4. Marketing Digital e Vendas Online

Desde o início dos anos 2000, as várias modalidades de Marketing Digital e Vendas Online vêm se tornando cada vez mais necessárias e relevantes. Agora, dado o atual contexto, estas passaram a ser pré-requisitos para a manutenção de seu relacionamento com o mercado - e, em consequência, para concretização de suas vendas.

Deste modo, é essencial tomar conhecimento sobre e definir quais técnicas de Marketing Digital se aplicam a sua empresa e, em conjunto com isso, definir processos de Vendas Online integrados a estas técnicas - e que façam sentido também.

Para que você possa ter um início, aqui está uma lista de links com técnicas de Marketing Digital e Vendas Online para que você possa saber mais sobre:

  1. Inbound Marketing
  2. Outbound Marketing
  3. Funil de Vendas
  4. Hubspot Flywheel (evolução do funil de vendas)
  5. Técnicas de Vendas (e um bom resumo sobre Marketing Digital)
  6. Bônus: Como definir processos e aumentar suas vendas

Isto posto, desenvolva e defina métodos e processos de Marketing Digital e Vendas Online para que sua empresa mantenha e desenvolva seu relacionamento com o mercado.

Dica: Aproveite este momento para refletir sobre a jornada de seus clientes, parceiros, fornecedores e distribuidores.

5. Adaptação de Serviços e Produtos

Outra estratégia essencial para o dado momento é a adaptação de Serviços e Produtos. A necessidade desta adaptação pode parecer bastante óbvia, porém, sua realização não é tão simples assim - um exemplo nesse sentido seria pensar em como adaptar aulas presenciais para este novo momento digital: simples de saber que é necessário, difícil de realizar esta adaptação na prática.

Transformar serviços e produtos que dependem do contato presencial em soluções online, remotas ou que respeitem o distanciamento social, requer estudo, criatividade, muita reflexão e, principalmente, testes.

Portanto, auxilie e direcione sua equipe a planejar e desenvolver formatos diversos para suas soluções e realize testes com seus principais parceiros e clientes - eles ajudarão sua equipe a avaliar cada um destes formatos de maneira assertiva.

6. Investir em inovação para criação de novos Serviços e Produtos

Apesar da adaptação de produtos e serviços ser bastante assertiva na maioria dos casos, estamos em um novo momento com novas necessidades. Deste modo, investir na criação de novos Serviços e Produtos a partir das necessidades de seus clientes é uma ótima opção para criar novas fontes de receita ajudando seu público a superar desafios do nosso atual contexto.

Desta forma, invista em inovação para identificar necessidades e dores de seu público-alvo e criar e desenvolver soluções para elas.

Dica: Existem várias técnicas para criação de produtos e serviços do zero, porém, recomendamos sempre um exercício antes de começar qualquer uma delas que é escrever sua proposta de valor, ou seja, escrever em uma única frase o que melhora na vida de seu cliente por ter determinada dor solucionada. Esse exercício lhe poupará tempo e muitas dores de cabeça com metodologias.

7. Utilize relatórios financeiros estratégicos para tomar decisões

Toda crise traz a necessidade da racionalização de recursos. Por esta razão, é essencial que sua empresa possa ter uma visão clara e simplificada de tudo o que ela possui e gerencia para que possa tomar as melhores decisões. Para isto, nada melhor que Relatórios Financeiros Estratégicos.

Apesar de ser importante desenvolver relatórios específicos e verificar métricas pontuais caso a caso, existem apenas 2 relatórios que já proporcionam bastante visão:

  1. DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício (Realizado e Planejado)
  2. Fluxo de Caixa (Contas a Pagar e Contas a Receber)

Baixe aqui nossa Planilha de Planejamento Financeiro e e nossa Planilha de Controle Financeiro

A partir destes, utilize suas informações para embasar suas tomadas de decisão. Assim, você e toda sua equipe passará a ter mais confiança e segurança, uma vez que informações melhores embasam decisões melhores.

Portanto, mantenha estes relatórios atualizados e verifique eles periodicamente; em conjunto, desenvolva relatórios estratégicos para avaliar sua situação atual e planejar o futuro de sua empresa - e oriente sua equipe a fazer estas aferições e avaliações e a utilizá-las em seu processo de tomada de decisão.

Dica: Se sua empresa ainda não possui controle financeiro, comece simples: anote tudo o que entra e tudo que sai - e tudo que entrará e tudo que sairá. Em conjunto com isso, anote todas as vendas, compras e contratações com sua data de concretização, "valor cheio" e em quantas parcelas (sem dividir o valor). Estes dados lhe darão base suficiente para elaborar seus relatórios financeiros estratégico.

8. Continue captando talentos - mesmo que remotamente e em home office

Muitos bons talentos estão disponíveis no mercado devido a crise - e eles estão buscando empresas que façam sentido para suas jornadas e carreiras. Como toda empresa é sempre tão boa quanto sua equipe, mantenha-se captando o contato de talentos de modo a ter a disposição opções de contratação.

Isso fará com que sua empresa não caia na preocupação de "não podemos vender pois não teremos como atender", além de contribuir para sua evolução quanto a know-how e expertise do time como um todo.

Por esta razão, mantenha-se captando e contratando talentos.

9. Racionalização - ou redução - da Jornada de Trabalho

Em conjunto com a crise e o trabalho home office, é natural perder a noção do tempo trabalhando - até mesmo pela tentativa infrutífera de "compensar" o tempo perdido com distrações. Isso não é saudável e pode levar seu time ao Burnout (estado físico e psicológico de esgotamento).

Por isso, lembre-se sempre da Lei de Parkinson:

Lei de Parkinson

O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.

Assim, direcione sua equipe a reservar os melhores horários do dia para trabalhar de maneira ininterrupta e focada, reduzindo sua jornada de trabalho de 8 horas para 6 horas (se possível). Isto torna o trabalho mais flexível e auxilia a todos a serem mais produtivos ao evitarem o desgaste desnecessário e as distrações do dia-a-dia.

--

A execução de estratégias empresariais sempre requer dedicação, comprometimento e boa comunicação. Por isso, lembre-se que é fundamental, além de compartilhar estas estratégias com sua equipe, transformá-las em planos de ação com clareza do que deve ser feito, por quem (responsável) e em quanto tempo (prazo de entrega).

Caso você precise de ajuda com sua Gestão Estratégica, entre em contato conosco.

Finalmente, esperamos que estas estratégias possam auxiliar sua equipe e empresa a superarem os obstáculos do presente momento. Sinta-se à vontade para comentar, debater e compartilhar suas estratégias aqui nos comentários também, ficaremos felizes em ter sua contribuição.

Obrigado por seu tempo e leitura!

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post 10 passos para driblar a crise e obter melhores resultados

10 passos para driblar a crise e alcançar melhores resultados

Confira aqui os 10 passos que fizeram 100% de nossos clientes obterem lucro e ainda aumentarem suas vendas em época de crise

Boilesen - Back In Black

Boilesen - Crise, Superação e Lições Aprendidas

Estamos de volta para compartilhar nossa visão e nossos aprendizados acerca de crises e superação.

Imagem - 10 principais desafios enfrentados por executivos de empresas que buscam crescimento

Os 10 principais desafios enfrentados por executivos de empresas que buscam crescimento

Todo processo de crescimento é difícil e, muitas vezes, doloroso. Por isso, é importante identificar e conhecer quais são seus desafios para, então, superá-los.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM