Imagem do Post - Quem vê só o resultado, não sabe o processo

Gestão Estratégica: Quem vê só o resultado, não sabe o processo


Escrito por Jonathan Boilesen em 22 de maio de 2019 às 11:27 | 1350 visualizações


Quando comecei a estudar mais sobre administração e gestão de projetos, me impressionei com a semelhança que gestão tem com o skate: e fique tranquilo, não é preciso saber andar para entender esta relação.

Considere a seguinte situação que me aconteceu outro dia: perto da minha casa demoliram uma construção há poucas semanas atrás. Neste meio tempo, tentei advinhar várias vezes o que construíriam por lá: "uma nova casa? uma kitnet? um mercado?".

─Apesar de minhas elocubrações, o prédio foi erguido em menos de 2 semanas. 2 semanas. No Brasil. Dá pra acreditar? Pois é.

Para minha alegria e supresa, a construção será um supermercado. Você deve estar achando que eu pensei -"Nossa, que cômodo, agora posso fazer minhas compras perto de casa?"...não, não foi esse meu primeiro pensamento.

Meu primeiro pensamento foi: ESTACIONAMENTO LISO E VAZIO! #PartiuRoleSk8!

Mas por que tanta alegria e letras garrafais!? Simples:

1º É algo que eu amo fazer

2º Por que as ruas aqui da minha cidade são extremamente esburacadas e íngremes e tenho poucos lugares com um chão bom e espaço para eu poder andar de skate.

Engraçado neh?

Veja agora outro exemplo: todos os dias você passa pelas mesmas ruas sem se dar conta, mas existem vários corrimões, várias escadas, várias rampas, enfim, várias oportunidades para quem anda de skate se divertir e que, geralmente, passam despercebidas pelos olhos das pessoas que passam por lá... mas não para um skatista!

O skatista olha aquela escada com o mesmo olhar clínico que um empreendedor experiente olha para uma nova oportunidade: sabe exatamente o que é possível e o que não é possível de se fazer ali. Ele imagina a situação, over and over again. Imagina seus movimentos. Imagina o sentimento. Imagina a alegria. Imagina as dores. Imagina os cuidados a serem tomados... Imagina o cenário. Tudo com muito carinho, admiração, respeito e cuidado: isso tudo sem nem pôr o pé lá ainda.

Até que, um dia, aquela idéia que fica martelando na sua cabeça sobre aquele lugar toma forma e o skatista pensa: "É hoje que eu vou lá e ver qual é que é!"

Porém, nem tudo são flores... e, ao visitar o lugar, você às vezes tem algumas surpresas desagradáveis como, por exemplo, chão íngrime e irregular como pedras portuguesas soltas, uma equipe de segurança focada em te impedir ou, até mesmo, um lugar extrememante movimentado por carros e transeuntes: exatamente o que acontece com o novo mercado para o empreendedor experiente.

O empreendedor experiente imagina, pensa, sente a idéia até o dia que ele pensa: "Quero entrar nesse mercado!" e é aí que as coisas começam a tomar forma.

Mas, antes de seguirmos, voltemos ao ponto inicial:

Quem vê resultado, não vê o processo.

E, o que isso quer dizer? Pense agora no skatista inexperiente e no empreendedor inexperiente.

O skatista inexperiente olha para um novo lugar para andar de skate e já chega tentando realizar a manobra e tem sorte se sair de lá ainda com os dentes.

De igual forma, o empreendedor inexperiente olha um novo mercado e, sem maiores delongas, abre empresa, pega empréstimo e já sai querendo fazer tudo: e tem sorte se não perde a sua casa ou sua família nesta empreitada.

Consegue perceber a relação?

Outra semelhança acontece também no sucesso do empreendimento dos skatistas e empreendedores experientes: ao ver uma manobra bem sucedida, ela dura apenas 3 segundos e quem não entende não dá muita bola, assim como ao ver uma empresa bem sucedida as pessoas geralmente olham ela e logo lhe atribuem o status de "empreendimento de sorte".

Estas pessoas não são capazes de ver que, para a realização daqueles meros 3 segundos, houve muito preparo, treino, sangue, suor e lágrimas. Não percebem que para aquele "empreendimento de sorte" sair do chão e começar a voar foram necessárias horas de estudo, análises, planejamento, revisões, tentativas, erros, sofrimentos, insônia e tudo mais.

E esse é justamente o ponto: o que acontece quando estas outras pessoas começam a querer chegar lá também? Bom... a primeira resposta que elas encontram é: "ele sofreu para conseguir, vou sofrer também que eu chego lá."

Infelizmente, não basta só sofrer para conseguir. Se fosse só sofrer e se sacrificar, tudo seria mais fácil - mas não é.

Tudo é questão de saber escolher quais batalhas valem a pena.

Igual ao empreendorismo, no skate é sempre mais fácil acertar quando alguém experiente te ajuda: é mil vezes mais fácil acertar uma manobra se alguém que já a conhece -sabe a posição dos pés, para onde chutar, como pular e tudo mais-, vai lá, te analisa e te diz: "cara, pisa mais pra lá, você está pisando aqui oh, o que está acontecendo é isso aqui! Você tem que chutar pra lá, etc.".

Concluindo, ao invés de olhar apenas para o resultado, pense no processo. E, se possível, conte sempre com a ajuda de um profissional experiente: é para isto que estamos aqui. :)

Gostou deste texto? Compartilhe e deixe seu comentário!

Muito obrigado pela atenção e até a próxima!

Este post foi originalmente publicado em meu perfil do linkedin no dia 26 de setembro de 2016. Retomando nossa sequência de textos e publicações, vamos republicar alguns conteúdos assim como publicar novos conteúdos. Se você quer recebê-los em seu e-mail e ser avisado de nossos cursos, eventos e treinamentos, cadastre-se em nosso newsletter ao lado.

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post Como aumentar minhas vendas

Como aumentar minhas vendas?

De forma simples, rápida e prática, entenda como o planejamento financeiro pode impulsionar suas vendas.

Imagem do Post - 7 passos para se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz

7 passos para se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz

Você sente dificuldade em lidar com o excesso de trabalho ao mesmo tempo que se mantém assertivo e produtivo? Clique aqui e descubra nossos 7 passos para você se tornar uma pessoa mais produtiva e eficaz.

Imagem - 10 principais desafios enfrentados por executivos de empresas que buscam crescimento

Os 10 principais desafios enfrentados por executivos de empresas que buscam crescimento

Todo processo de crescimento é difícil e, muitas vezes, doloroso. Por isso, é importante identificar e conhecer quais são seus desafios para, então, superá-los.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM