Imagem do Post - O que fazer para sua empresa gerar lucro em 2021

O que fazer para sua empresa gerar lucro em 2021


Escrito por Jonathan Boilesen em 23 de fevereiro de 2021 às 11:05 | 745 visualizações


Normalmente, administrar uma empresa já não é uma tarefa simples: todo dia empresários enfrentam desafios e dificuldades em suas vendas, seu financeiro e na gestão de sua produção e de seu estoque - e isso sem falar dos desafios envolvidos para gerenciar sua equipe de maneira eficaz de modo a alcançar bons resultados mantendo todos engajados e motivados apesar dos pesares.

Porém, não existe desafio mais preocupante do que o desafio de gerar lucro e, em consequência, gerar caixa - ainda mais em um ano como este, sequência da crise causada pela pandemia.

Por isso, logo de início é importante lembrar que empresas que não geram caixa geralmente são empresas mais suscetíveis a sofrerem com as consequências de variações de mercado causas pela concorrência e pela crise, sofrendo prejuízos em série, tendo menos tempo e menos recursos para sua tomada de decisões estratégicas e vivendo reféns da lógica de "apagar incêndios" e "vender o almoço para comprar o jantar".

Agora, como fazer sua empresa evitar ou sair deste ciclo, conquistar lucro e conseguir crescer sem ser refém do mercado ou das incertezas do dia-a-dia? Para responder a esta pergunta é fundamental entender o que é lucro.

Existem dois tipos de Lucro dentro de uma empresa: Lucro Operacional e Lucro Líquido.

Lucro Operacional

O Lucro Operacional representa o resultado da empresa dado certo período de tempo, sem considerar operações de cunho financeiro - como empréstimos ou investimentos. Este é o indicador de que a empresa consegue faturar, pagar seus impostos, seus custos materiais e de produção e também suas despesas administrativas e estratégicas.

Por esta razão, o Lucro Operacional avalia apenas como está o dia-a-dia da empresa per si, desconsiderando boas ou más decisões de gestão financeira.

Para calcular seu Lucro Operacional dentro de determinado período, basta fazer a seguinte conta:

Lucro Operacional = Receita Bruta - Impostos - Custos - Despesas

Perceba como Receitas ou Despesas financeiras não entram nesta conta: isso quer dizer que, independente de termos pago juros ou taxas financeiras, queremos saber como está apenas a operação da empresa.

Lucro Líquido

O Lucro Líquido representa o resultado da empresa em conjunto com os resultados financeiros dentro determinado período. Neste sentido, este indicador nos apresenta como nossas operações financeiras como empréstimos e investimentos afetam os resultados da empresa.

Assim, no Lucro Líquido avaliamos como investimentos de sócios ou empréstimos - para a empresa ou para sócios - afetam nossos resultados - o que nos dá a visão também sobre como estes afetam positivamente ou negativamente o caixa da empresa.

Desta forma, para calcular o Lucro Líquido de sua empresa em determinado período, basta fazer a seguinte conta:

Lucro Líquido = Lucro Operacional + Receitas Financeiras - Despesas Financeiras

Considerando como Receita Financeira tudo o que entrou para a empresa, assim como Despesas Financeiras tudo o que saiu.

Avaliando Lucro Operacional e Lucro Líquido

Perceba como com estes indicadores juntos, Lucro Líquido e Lucro Operacional, conseguimos compreender onde estão as falhas operacionais e financeiras de sua empresa, uma vez que podemos endereçar corretamente qual dos nossos orçamentos está impactando nossos resultados:

  1. Se seu Lucro Operacional está negativo, sua empresa está com problemas de precificação e definição de orçamentos - e possivelmente com problemas de vendas também.
  2. Se seu Lucro Líquido está negativo, sua empresa está com problemas de gestão financeira - e talvez problemas quanto a retirada de dividendos indevida e de gestão de fluxo de caixa.

Avaliando estes pontos temos então um diagnóstico estratégico sobre quais ações devemos tomar para fazer nossa empresa retomar o caminho do crescimento.

Como gerar lucro em meio a incertezas

Agora que você consegue avaliar onde estão os gargalos de lucratividade de sua empresa, este é o momento de planejar suas ações de modo a focar na obtenção de resultados positivos, ou seja, focar em como vender com lucro e como gerar caixa.

Mais importante do que tentar manter sua empresa fazendo o que sempre fez, este é o momento de identificar oportunidades de mercado e ponderar seus potenciais resultados de modo a escolher quais oportunidades valem a pena e serão perseguidas e conquistadas.

Para esta ponderação é fundamental avaliar os seguintes pontos:

  1. O tamanho da oportunidade (quanto esperamos vender e conquistar em faturamento)
  2. O preço a ser aplicado e as formas de recebimento de clientes e de pagamento de fornecedores
  3. O esforço de equipe necessário para a realização deste projeto

Neste processo, não se surpreenda caso boas ideias que antes foram deixadas de lado voltem à tona se apresentando como grandes oportunidades com grande viabilidade e rentabilidade: esse é o fluxo comum de épocas de crise.

Para isso você vai precisar ser capaz de realizar corretamente seu Planejamento Financeiro, alinhando planos de ação à resultados financeiros.

Para saber mais sobre como funciona este processo, baixe gratuitamente nosso e-book Administração Ágil: Planejamento Estratégico Ágil e nossa Planilha de Planejamento Financeiro para lhe auxiliarem nesse processo.

Finalmente, é possível fazer esse Planejamento Estratégico Ágil para obtenção de lucro em tempos de incerteza de maneira rápida e ágil, porém, dado o contexto de trabalho não presencial e os desafios de análise de mercado e gestão desta época, recomendamos que você busque apoio e ajuda profissional para realizar esse processo de maneira assertiva e no menor tempo possível.

Espero que esta leitura tenha contribuído para sua jornada e a jornada de sua empresa! Lembre-se que mesmo distantes, você não está sozinho: estamos aqui para ajudar.

Um abraço e até a próxima!

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post Como definir processos e aumentar suas vendas

Como definir processos e aumentar suas vendas

Um dos maiores desafios de empreender é saber definir processos. E este é um trabalho que parece nunca ter fim: processo aqui, processo acolá, e isso sem falar na dificuldade de fazer o processo planejado se cumprir no dia-a-dia.

Imagem do Post Descubra como diagnosticar e solucionar todos os problemas de sua empresa

Descubra como diagnosticar e solucionar todos os problemas de sua empresa

Você sabe como diagnosticar quais são os fatores que impedem sua empresa de crescer? Clique aqui e descubra.

Comemoração de 5 anos

Há 5 anos transformando a sociedade através do empreendedorismo e da inovação - Parte 1

Todas as vezes que escrevi a respeito da história da Boilesen, dediquei minha escrita para compartilhar a história do meu contexto familiar, social e econômico. Desta vez, vou contar a minha visão e participação na construção da Boilesen.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM