Imagem do post

O que fazer quando sua empresa está crescendo sem estrutura


Escrito por Nikolas Makiya Vichi em 20 de agosto de 2020 às 14:47 | 392 visualizações


Imagine que você está trabalhando e num dia qualquer se lembra como era sua rotina alguns anos atrás: havia muito trabalho e projetos legais, mas a vida era difícil. Então que você lembra de alguns fatos que marcam sua história daquele ponto até hoje e percebe como você cresceu e aprendeu novas habilidades. Isso é ótimo!

Devemos praticar essa reflexão com frequência pois ela nos ajuda a melhorar como pessoas e profissionais. Mas o que vamos falar aqui é sobre o crescimento de sua empresa e para isso precisamos de fatos e números. Se você está se preparando para um crescimento futuro recomendamos o artigo "Como fazer minha empresa crescer em meio a crise" para que você defina sua estratégia e a mensure, realizando a avaliação apresentada acima através efetivamente de fatos e números.

Se sua empresa está crescendo, é comum você se deparar com situações que nem imaginava antes — seja um imposto que de repente ficou mais complicado de calcular ou a problemas na convivência com mais pessoas no escritório — e isso consome uma parte do seu tempo que você prefere investir em algo mais produtivo e ajudar sua empresa a continuar a crescer. São tantos problemas que podem impactar neste momento que o melhor a se fazer é parar, respirar fundo e analisar sua empresa.

O artigo Descubra como diagnosticar e solucionar todos os problemas de sua empresa exemplifica os relatórios financeiros mais importantes para acompanhar neste momento.

E por que sempre falamos de relatórios financeiros quando existem vários problemas urgentes esperando para serem resolvidos? Porque você precisa medir o impacto que novas estratégias têm em sua empresa para ter certeza sobre quais foram benéficas ou não de fato. Aquelas que trouxeram melhorias para todos, podem (e devem) ser repetidas sistematicamente sem medo e as que não deram tanto resultado ou não tem previsão de dar devem ser repensadas — caminhando, assim, para criar processos em alinhamento com toda equipe.

Com processos definidos e alinhados em toda equipe, a empresa, como um todo, estará melhor preparada para lidar com situações adversas e você verá seu tempo voltando a estar disponível para você investir novamente. Tomar esse tempo para pensar em novas estratégias e medir seu desempenho é essencial para o crescimento sustentável de seu negócio e pode ser visto como um treinamento antes de um combate real:

"Mais suor em treino, menos sangue em conflito."

— LEMA DAS FORÇAS ARMADAS

Queremos, principalmente, que todos os envolvidos com o trabalho da empresa tenham embasamento para entender o porquê de uma mudança, que são frequentes durante o crescimento. Sem essa base a administração da empresa fica sem estrutura e passamos a ter uma gestão caótica ou "apagadora de incêndios" — o que é ruim para a continuidade do negócio. Imagine uma empresa ocupada apenas em vender e que investe quase todo seu faturamento em publicidade para vender ainda mais no futuro. Onde isso vai parar? Muito provavelmente na frustração sistemática e recorrente de seus clientes e em alguma quebra de contrato que forçará a todos repensarem suas rotinas.

Pensando nesse problema, temos na Administração Ágil o seguinte valor:

Adaptação e resposta rápida a mudanças mais que seguir um plano fixo

O que garante que o resultado de estruturação do seu Planejamento Estratégico é uma resposta à realidade dos desafios que você enfrenta naquele momento e que também é uma mudança benéfica para todos. Além disso, ao ter um ciclo de planejamento e execução em todos os departamentos de sua empresa e a nível estratégico, como exemplificado na figura abaixo, sua empresa terá estrutura com base no aprendizado e melhoria contínua e assim continuará crescendo de forma sustentável.

Concluindo, com o conhecimento dos fatos e números que mostram o crescimento de sua empresa é possível saber quais processos trouxeram benefícios para todos e são importantes para um crescimento sustentável. Esses processos surgem naturalmente das melhores estratégias aplicadas no dia a dia — e nisso a Administração Ágil pode te ajudar muito.

Se seus problemas são mais complexos e você se sente precisando de ajuda para endereçá-los e resolvê-los, nos contate pois ficaremos felizes em ajudar.

Nikolas Makiya Vichi

Nikolas Makiya Vichi

Técnico em Informática Industrial pela ETEP Faculdades e Bacharel em Engenharia de Computação, modalidade Sistemas e Processos Industriais, pela UNICAMP. Participou de diversas competições técnicas nas áreas de realidade aumentada, robótica e modelagem de negócios tendo obtido premiações como a Intel Excellence in Computer Science e nas competições Freescale Cup 2012 e no Desafio Unicamp 2013. Trabalhou em projetos de inovação e em startups desde 2008 sempre buscando aprender sobre negócios e finanças, onde atuou com vendas e pré-vendas. Hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários. Sua aspiração é trazer modelos da engenharia para a administração fazendo a ponte com filosofia.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post - Plano de Negócios - Por onde começar

Plano de Negócios - Por onde começar

Você já se sentiu sem direção em seu negócio? Uma boa ideia e muita vontade não bastam para quem deseja montar um negócio.

Imagem do Post - Quem vê só o resultado, não sabe o processo

Gestão Estratégica: Quem vê só o resultado, não sabe o processo

Quando comecei a estudar mais sobre administração e gestão de projetos, me impressionei com a semelhança que gestão tem com o skate: e fique tranquilo, não é preciso saber andar para entender esta relação.

Boilesen - Back In Black

Boilesen - Crise, Superação e Lições Aprendidas

Estamos de volta para compartilhar nossa visão e nossos aprendizados acerca de crises e superação.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM