Os 3 Tipos de Empresa na Evolução do Mundo Empresarial

Por Jonathan N. Boilesen - 08/08/2017 16:13:38

Marc Bertoneche, professor do INSEAD e da Universidade de Harvard, nos diz haver três tipos de empresas na evolução do mundo empresarial:

  • As mais primitivas são empresas que só pensam em VENDAS, em "market share". Estas formam a grande maioria.
  • Algumas empresas que evoluem um pouco, pensam em LUCRO. Querem vender, querem "market share", mas querem ter "lucro".
  • Poucas chegam ao estágio mais evoluído de empresa. São aquelas que pensam em CAIXA, em "cash-flow".

"Lucro" é uma ficção econômica e contábil. Ninguém paga salários com lucros, ninguém compra nada com "lucro". Há empresas que se enganam com um falso "lucro" e pensam estar ganhando. Na maioria não sabem fazer contas, ainda mais em um regime inflacionário como o nosso.

É com CAIXA que as empresas realmente sobrevivem e vencem. É preciso cuidar do CAIXA. É preciso "sentar em cima do caixa" para poder vencer os desafios da competitividade dos anos 90.

E a importância de se chegar ao terceiro estágio da evolução empresarial é que somente as empresas que chegarem lá (isto é, tiverem CAIXA) poderão chegar ao quarto estágio, que é "COMPRAR AS EMPRESAS DO PRIMEIRO ESTÁGIO", que só pensaram em vender, vender, em fazer participação de mercado e... quebraram, sendo arrematadas, às vezes, por valor inferior ao seu patrimônio líquido por uma empresa que tem o essencial ─CAIXA.

Assim, cuidado com:

  • ESTOQUES;
  • CARTEIRA DE DUPLICATAS;
  • ENDIVIDAMENTO BANCÁRIO.

As empresas de hoje estão quebrando por causa de estoques elevados e por terem o seu capital de giro na mão de terceiros, através de uma carteira de duplicatas simplesmente criminosa para a empresa. Quem estiver em banco, já quebrou...

Nesta semana, junte seu pessoal e repense a sua empresa em termos de CAIXA. Traga todo e qualquer tostão disponível para dentro do caixa e sente-se em cima dele, aplicando espertamente seus valores e fazendo com que sua empresa tenha a necessária saúde para sobreviver a mais esta crise.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Veja também

Como definir processos para aumentar suas vendas e a satisfação de seus clientes

Um dos maiores desafios de empreender é saber definir processos. E este é um trabalho que parece nunca ter fim: processo aqui, processo acolá, e isso sem falar na dificuldade de fazer o processo planejado se cumprir no dia-a-dia.

Leia Mais

10 dicas para lidar com o preço psicológico do empreendedorismo

Segundo uma pesquisa realizada pelo Dr. Michael Freeman, professor da Universidade da California, 1 em cada 3 empreeendedores enfrentam depressão: uma epidemia. Estes dados alarmantes mostram como é dura realidade de quem empreende em todo mundo.

Leia Mais

10 passos para driblar a crise

Confira aqui os 10 passos que fizeram 100% de nossos clientes obterem lucro e ainda aumentarem suas vendas em 2016!

Leia Mais

Empreendedor vs. Administrador

Você é empreendedor ou administrador em seu negócio? Saiba que você vai precisar dos dois. Está sozinho? Então, você terá que desempenhar esses dois papéis fundamentais para o seu sucesso.

Leia Mais