Imagem do Post - Os 3 estágios da evolução empresarial

Os 3 estágios da evolução empresarial


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de maio de 2019 às 14:09 | 3213 visualizações


Marc Bertoneche, professor do INSEAD e da Universidade de Harvard, nos diz haver três tipos de empresas na evolução do mundo empresarial:

  • As mais primitivas são empresas que só pensam em VENDAS, em "market share". Estas formam a grande maioria.
  • Algumas empresas que evoluem um pouco, pensam em LUCRO. Querem vender, querem "market share", mas querem ter "lucro".
  • Poucas chegam ao estágio mais evoluído de empresa. São aquelas que pensam em CAIXA, em "cash-flow".

"Lucro" é uma ficção econômica e contábil. Ninguém paga salários com lucros, ninguém compra nada com "lucro". Há empresas que se enganam com um falso "lucro" e pensam estar ganhando. Na maioria não sabem fazer contas, ainda mais em um regime inflacionário como o nosso.

É com CAIXA que as empresas realmente sobrevivem e vencem. É preciso cuidar do CAIXA. É preciso "sentar em cima do caixa" para poder vencer os desafios da competitividade dos anos 90.

E a importância de se chegar ao terceiro estágio da evolução empresarial é que somente as empresas que chegarem lá (isto é, tiverem CAIXA) poderão chegar ao quarto estágio, que é "COMPRAR AS EMPRESAS DO PRIMEIRO ESTÁGIO", que só pensaram em vender, vender, em fazer participação de mercado e... quebraram, sendo arrematadas, às vezes, por valor inferior ao seu patrimônio líquido por uma empresa que tem o essencial ─CAIXA.

Assim, cuidado com:

  • ESTOQUES;
  • CARTEIRA DE DUPLICATAS;
  • ENDIVIDAMENTO BANCÁRIO.

As empresas de hoje estão quebrando por causa de estoques elevados e por terem o seu capital de giro na mão de terceiros, através de uma carteira de duplicatas simplesmente criminosa para a empresa. Quem estiver em banco, já quebrou...

Nesta semana, junte seu pessoal e repense a sua empresa em termos de CAIXA. Traga todo e qualquer tostão disponível para dentro do caixa e sente-se em cima dele, aplicando espertamente seus valores e fazendo com que sua empresa tenha a necessária saúde para sobreviver a mais esta crise.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post. Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você. E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Como trabalhar em home office

Como trabalhar em Home Office e ainda ser produtivo

Dicas de como trabalhar em home office - e ainda ser produtivo.

Imagem do post Como fazer minha empresa crescer

Como fazer minha empresa crescer em meio a crise?

Ao mesmo tempo que o futuro continua incerto - mesmo sendo o que o futuro sempre foi -, este é o momento de pensar em como gerenciar recursos, tomar decisões assertivas e realizar ações estratégicas para garantir tanto a sobrevivência quanto o crescimento de sua empresa.

Imagem do Post - O que fazer para sua empresa gerar lucro em 2021

O que fazer para sua empresa gerar lucro em 2021

Normalmente, administrar uma empresa já não é uma tarefa simples: todo dia empresários enfrentam desafios e dificuldades em suas vendas, seu financeiro e na gestão de sua produção e de seu estoque - e isso sem falar dos desafios envolvidos para gerenciar sua equipe de maneira eficaz de modo a alcançar bons resultados mantendo todos engajados e motivados apesar dos pesares. Porém, não existe desafio mais preocupante do que o desafio de gerar lucro e, em consequência, gerar caixa - ainda mais em um ano como este, sequência da crise causada pela pandemia.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM