Imagem do Post Planejamento Estratégico: o norte para o seu crescimento

Planejamento Estratégico: o norte para o seu crescimento


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de maio de 2019 às 12:14 | 1044 visualizações


Ao contrário do que muitos pensam, esse Planejamento Estratégico não deve acontecer somente no final do ano ou em janeiro. A atividade deve ser repetida pelo menos de três em três meses e pode ser feita por qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento. Ela ajuda o empreendedor a ter um olhar mais habilidoso sobre o futuro do negócio e a desenvolver o Plano de Ação, um Norte, com todas as tarefas e metas que farão a empresa crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo.

Desenhar um bom Planejamento Estratégico requer alguns passos, que podem ser descomplicados com o apoio de uma consultoria especializada.

Na hora de realizá-lo, não esqueça de sempre levar em consideração os valores e a missão do negócio. Eles devem pautar toda estratégia que será usada pela empresa!

Check-list do Planejamento (Fonte: Endeavor)

A primeira etapa é reunir as pessoas que vão fazer o Planejamento acontecer. Por mais que o engajamento de todos os colaboradores seja importante, nessa primeira fase, você deve chamar apenas aquelas pessoas que têm poder de decisão, como os diretores de áreas e gestores.

Depois de selecionar quem deverá participar do processo, é hora de sair um pouco do ambiente de trabalho. Durante a elaboração do planejamento, você e seu time vão precisar ter tempo para refletir sobre o futuro do negócio de forma mais profunda e isso só vai acontecer quando não há tarefas do dia a dia em paralelo.

Quando vocês se reunirem, o primeiro passo é fazer a “lista do Papai Noel”, ou seja, a lista dos desejos para o futuro da empresa. Pode ser desde “ter uma cultura mais colaborativa” até “aumentar nosso faturamento em X%”, o importante é todo mundo fazer essa lista individual e depois compartilhar com o grupo.

Uma dica é sempre ter a figura de um mediador que vai organizar os momentos e garantir que todos os pontos de vistas sejam ouvidos. Depois dessa apresentação, você deve agrupar as ideias por “sonhos semelhantes” como tecnologias, pessoas etc. Por mais que a ação seja bem parecida com um brainstorm, você precisa ter uma boa descrição do que quer em cada objetivo.

Depois de ter tudo isso bem definido, é hora do segundo passo: entender o que impede sua empresa de atingir esses resultados. Seguindo pelo exemplo de ter uma empresa mais colaborativa, você deve pensar em quais barreiras estão impedindo que isso aconteça.

Aqui vale um alerta. Um erro muito comum na hora de levantar essas barreiras é cair no discurso de que “falta dinheiro” ou “faltam recursos”. O problema é que, quando você usa a palavra “falta”, seu cérebro vai automaticamente entender que não pode fazer nada sobre esse assunto, quando, na verdade, você pode mudar o cenário.

Depois de listar todos obstáculos comuns, você precisa desenhar uma ação para cada um deles. Aqui vale uma outra dica muito valiosa: cada ação tem que ter um responsável e um prazo. Não adianta falar “o time de vendas será o responsável”, assim a ação vai perder sua força, o ideal é ter algo como “A Maria é responsável por fazer X, no prazo Y, com recursos N”.

Isso vai garantir que sempre haverá uma pessoa olhando para cada ação e garantindo que ela saia do papel. Se pararmos para pensar, essas 3 etapas de planejamento são simples, o que falta é a disciplina de parar e realmente pensar no futuro da empresa com um olhar mais estratégico.

Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post.

Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você.

E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post o que impede sua empresa de crescer

O que impede sua empresa de crescer?

Antes de responder à pergunta acima, você precisa responder à outra questão: o que é crescimento para sua empresa? Clique aqui e saiba mais. ;)

Boilesen - Back In Black

Boilesen - Crise, Superação e Lições Aprendidas

Estamos de volta para compartilhar nossa visão e nossos aprendizados acerca de crises e superação.

Imagem do post

Como preparar sua equipe para o crescimento

Então que sua empresa está crescendo com solidez e com base em números. Você está feliz e animado com a perspectiva do futuro sua empresa. É um fato que sua demanda está aumentando ao mesmo tempo que seu faturamento. Rotinas e processos estão se estabelecendo. O futuro é promissor mas fica a dúvida no ar: será que todos estão preparados?


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM