Planejamento financeiro na prática

Por Jonathan N. Boilesen - 04/08/2017 16:56:51

Para que possamos começar, baixe nossa Planilha de Planejamento Financeiro clicando aqui.

Está com ela aberta? Se sim, vá para a aba “DRE Planejamento”.

Nesta aba, realizaremos o planejamento deste ano de sua empresa. Para isso, responda à melhor pergunta: Quanto você quer faturar no total neste ano?

É importante lembrar que faturamento é o montante total que você realizará de vendas, ou seja, o valor total em dinheiro que entrará em sua empresa.

Respondida essa pergunta, coloque sua resposta na Célula E11.

Viu como todos os números se atualizaram? Ótimo.

Agora, altere os valores da coluna C com as respectivas porcentagens nas células de Dedução de Impostos, Custo Material, Custo de Produção e de departamentos Administrativo/Financeiro, Operacional, Vendas, Marketing, e Gerência Geral (Direção).

Lembre-se: os valores aqui podem ser aproximados, mas seja conservador, aproxime-os para cima. Isso lhe garante que não faltará dinheiro para nenhum departamento de sua empresa.

Feito isso, vou agora explicar um pouco para você o que cada uma destas linhas significa para solucionar qualquer dúvida quanto a termos financeiros/contábeis que você ainda possa ter.

1. Receita Bruta

A Receita Bruta é o total de faturamento ou, em outras palavras, o valor total de dinheiro que você fez (ou fará até o final do ano) com suas vendas.

2. Receita Líquida

O Governo é um sócio exigente que faz sua retirada antes mesmo de pagar seus funcionários ou de saber se sua empresa deu lucro ou não e, desta forma, ele é sempre o primeiro a receber. Sendo assim, a Receita Líquida é seu Faturamento menos os impostos do Governo.

3. Custo Material

O Custo Material é o custo de todo o material necessário para a produção de seus produtos e/ou prestação de serviços.

4. Custo de Produção

O Custo de Produção é o custo de todos os serviços e mão-de- obra necessárias para produção de seus produtos e/ou prestação de serviços.

Importante: A diferença entre Custo e Despesa aqui é primordial para a compreensão destes itens. Custo é todo gasto ligado à produção dos produtos ou à prestação de serviços realizados pela empresa. Despesa é todo e qualquer gasto ligado às áreas de apoio da produção como Departamento Administrativo, Departamento Operacional (Gestão Operacional), Departamento de Vendas, Marketing e Gerência Geral (Direção).

5. Margem Bruta

Agora que você sabe a diferença entre Custo e Despesa, a Margem Bruta é basicamente o quanto sobra depois de pagar os impostos, a matéria-prima e a mão-de- obra, ou seja, o quanto sobra depois de pagar os impostos e os custos.

6. Despesas

Assim como falado acima, Despesa é todo e qualquer gasto ligado às áreas de apoio à Produção.

7. Lucro Operacional

O Lucro Operacional é o Lucro após o pagamento de Impostos, Matéria-Prima, Mão-de- Obra e Despesas.

8. Despesas e Receitas Financeiras

As Despesas e Receitas Financeiras aqui são apenas para considerar os gastos com tarifas bancárias e valores a serem recebidos pelo Departamento Administrativo/Financeiro.

9. Lucro Líquido

O Lucro Líquido é o retorno do investimento feito pelos sócios (o famigerado e tão comentado Lucro).

Agora, terminado o seu DRE, conclua seu planejamento financeiro preenchendo seu Lucros; Perdas e Fluxo de Caixa de acordo com as instruções descritas em nossa Planilha.

Lembre-se: esta é uma tarefa bastante trabalhosa, mas não é difícil. Caso você sinta alguma dificuldade, entre em contato. Estamos à sua disposição.

Veja também

11 mandamentos para recuperar seu negócio

2016 foi um ano complicado, não é mesmo? Então confira a lista que fizemos dos mandamentos para você recuperar seu negócio e prosperar em 2017!

Leia Mais

Descubra como diagnosticar e solucionar todos os problemas de sua empresa

Você sabe como diagnosticar quais são os fatores que impedem sua empresa de crescer? Clique aqui e descubra.

Leia Mais

10 dicas para lidar com o preço psicológico do empreendedorismo

Segundo uma pesquisa realizada pelo Dr. Michael Freeman, professor da Universidade da California, 1 em cada 3 empreeendedores enfrentam depressão: uma epidemia. Estes dados alarmantes mostram como é dura realidade de quem empreende em todo mundo.

Leia Mais

10 passos para driblar a crise

Confira aqui os 10 passos que fizeram 100% de nossos clientes obterem lucro e ainda aumentarem suas vendas em 2016!

Leia Mais