Plano de Negócios - Por onde começar

Por Jonathan N. Boilesen - 04/08/2017 16:15:19

Uma boa ideia e muita vontade não bastam para quem deseja montar um negócio. É necessário ter claro o objetivo do projeto e a sua viabilidade. Para isso, o Plano de negócio é a ferramenta gerencial vital para as empresas, desde o nascimento (startup) até a maturidade, independente do tamanho, segmento e da necessidade de investimento.

Essa ferramenta é uma projeção de recursos humanos, tecnológicos e financeiros, identificando oportunidades e antecipando possíveis dificuldades. Um plano bem estruturado ajuda o empreendedor a planejar e manter o foco em suas ideias, apoiando as tomadas de decisão. Ao mesmo tempo serve como guia para a definição e acompanhamento das metas.

Para dar início ao seu Plano de Negócios, você precisa seguir alguns passos:

  • Definir a Equipe, cada um com seu Currículo e História de Vida;
  • Definir o objetivo do projeto de modo a apresentar o produto ou serviço e como este atinge o objetivo de solucionar a vida do cliente;
  • Definir o perfil do cliente;
  • Investigar o mercado por soluções próximas, similares e descrever suas diferenças de seu produto ou serviço;
  • Levantar fornecedores necessários e verificar a existência, operação, preços e estrutura de custos de cada um deles;
  • Desenvolver tarefas de Produção, Vendas, Compras, Financeiro e RH;
  • Fazer o Planejamento Financeiro, alinhando as atividades criadas acima.

Aproveitando, cabe aqui uma das primeiras lições que você deve ter em mente: “Dai a César o que é de César”. Ou seja, aprenda a delegar e a contratar profissionais. Só assim a sua empresa será profissional.

Feito o Plano de Negócio (e tendo o CNPJ registrado e um contador contratado), o próximo passo é - se a sua empresa precisar – buscar um investidor.

A Boilesen poderá lhe auxiliar nesta etapa, fazendo a aproximação com possíveis investidores (mediante assinatura de Termo de Confidencialidade) e negociando porcentagens e participações.

Ao iniciar a execução do projeto, começar a fechar negócios é uma questão de utilizar o Plano desenhado. Já começar a crescer, depende de se manter fiel ao Plano de Negócios.

Para validar os resultados alcançados e buscar as próximas metas, recomenda-se realizar um Planejamento Estratégico pelo menos de três em três meses. Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post.

Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você.

E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Veja também

Entrevista com Fernando Saddi ─ Fundador e CEO da Easy Carros - GMIC São Paulo

Na última edição do G-Startup, a brasileira Easy Carros ficou em primeiro lugar na competição no Brasil e em segundo lugar na grande final no Vale do Silício.

Leia Mais

Como aumentar minhas vendas?

Descubra como aumentar suas vendas de forma simples, rápida e prática

Leia Mais

O que impede sua empresa de crescer?

Antes de responder à pergunta acima, você precisa responder à outra questão: o que é crescimento para sua empresa? Clique aqui e saiba mais. ;)

Leia Mais

10 passos para driblar a crise

Confira aqui os 10 passos que fizeram 100% de nossos clientes obterem lucro e ainda aumentarem suas vendas em 2016!

Leia Mais