Imagem do Post - Plano de Negócios - Por onde começar

Plano de Negócios - Por onde começar


Escrito por Jonathan Boilesen em 21 de maio de 2019 às 14:00 | 1041 visualizações


Uma boa ideia e muita vontade não bastam para quem deseja montar um negócio. É necessário ter claro o objetivo do projeto e a sua viabilidade. Para isso, o Plano de negócio é a ferramenta gerencial vital para as empresas, desde o nascimento (startup) até a maturidade, independente do tamanho, segmento e da necessidade de investimento.

Essa ferramenta é uma projeção de recursos humanos, tecnológicos e financeiros, identificando oportunidades e antecipando possíveis dificuldades. Um plano bem estruturado ajuda o empreendedor a planejar e manter o foco em suas ideias, apoiando as tomadas de decisão. Ao mesmo tempo serve como guia para a definição e acompanhamento das metas.

Para dar início ao seu Plano de Negócios, você precisa seguir alguns passos:

  • Definir a Equipe, cada um com seu Currículo e História de Vida;
  • Definir o objetivo do projeto de modo a apresentar o produto ou serviço e como este atinge o objetivo de solucionar a vida do cliente;
  • Definir o perfil do cliente;
  • Investigar o mercado por soluções próximas, similares e descrever suas diferenças de seu produto ou serviço;
  • Levantar fornecedores necessários e verificar a existência, operação, preços e estrutura de custos de cada um deles;
  • Desenvolver tarefas de Produção, Vendas, Compras, Financeiro e RH;
  • Fazer o Planejamento Financeiro, alinhando as atividades criadas acima.

Aproveitando, cabe aqui uma das primeiras lições que você deve ter em mente: “Dai a César o que é de César”. Ou seja, aprenda a delegar e a contratar profissionais. Só assim a sua empresa será profissional.

Feito o Plano de Negócio (e tendo o CNPJ registrado e um contador contratado), o próximo passo é - se a sua empresa precisar – buscar um investidor.

A Boilesen poderá lhe auxiliar nesta etapa, fazendo a aproximação com possíveis investidores (mediante assinatura de Termo de Confidencialidade) e negociando porcentagens e participações.

Ao iniciar a execução do projeto, começar a fechar negócios é uma questão de utilizar o Plano desenhado. Já começar a crescer, depende de se manter fiel ao Plano de Negócios.

Para validar os resultados alcançados e buscar as próximas metas, recomenda-se realizar um Planejamento Estratégico pelo menos de três em três meses. Curtiu? Então, comente, compartilhe e aguarde nosso próximo post.

Todas as quartas-feiras tem um conteúdo novo e exclusivo para você.

E não se esqueça: busque uma consultoria com experiência em gestão e administração para dar suporte ao crescimento da sua empresa.

Jonathan Boilesen

Jonathan Boilesen

Técnico em Informática pelo COTIL/UNICAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp com certificados de estudos em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, começou aos 12 anos a trabalhar como autônomo em administração de redes e suporte a usuários e, em 2009 - aos 19 anos-, abriu sua primeira empresa de Marketing Digital. Desenvolveu aplicativos e sistemas em Data Mining, Data Science e Business Intelligence, criando soluções estratégicas por empresas onde passou e sendo premiado como colaborador de destaque no Instituto de Pesquisas Eldorado pela criação de uma ferramenta de automação de análise de dados e no Google Summer of Code 2014 pela criação de uma ferramenta de visualização em grafos de linguagens de expressão biológica. Apaixonado por sociologia, filosofia e economia e indignado com distância entre a teoria e a prática da administração de empresas e da gestão de projetos de base tecnológica, hoje atua ajudando e capacitando executivos e empresários em planejamento e gestão estratégica, inteligência de negócios e inovação, utilizando metodologias ágeis.


Destaques

E-Book Planejamento Estratégico Ágil

E-Book: Planejamento Estratégico Ágil - Guia prático de aplicação de Metodologias Ágeis à Administração de Empresas

Aplicável tanto em startups quanto em grandes empresas, a Administração Ágil é uma maneira prática, sustentável e assertiva para empresários e executivos alcançarem melhores resultados, tornando suas empresas adaptáveis e inovadoras, trilhando o caminho da transformação digital na prática.



Veja Também

Imagem do Post 5 regras essenciais para uma boa negociação

5 regras essenciais para uma boa negociação

Negociações estão presentes no dia-a-dia de todos nós mas, você sabe quais são os princípios essenciais para uma negociação de sucesso? Clique aqui e descubra!

Imagem do post Como fazer minha empresa crescer

Como fazer minha empresa crescer em meio a crise?

Ao mesmo tempo que o futuro continua incerto - mesmo sendo o que o futuro sempre foi -, este é o momento de pensar em como gerenciar recursos, tomar decisões assertivas e realizar ações estratégicas para garantir tanto a sobrevivência quanto o crescimento de sua empresa.

Por que sua empresa precisa ter e executar seu Planejamento Estratégico

Por que sua empresa precisa ter e executar seu Planejamento Estratégico

Fazer e executar um Planejamento Estratégico é a base para a evolução empresarial - mas muitos ainda se perguntam quais seriam as razões para isso. Por este motivo, compartilhamos neste post quais são os por quês de se fazer e executar um.


Participe da nossa comunidade!

Em nossa comunidade conectamos executivos, empresários e especialistas para trocar conhecimentos, informações, notícias e ideias sobre Tecnologia, Gestão e Estratégia de Negócios.

VAMOS NESSA!

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba gratuitamente nossos materiais e nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique tranquilo, nós nunca enviamos SPAM